14 de março de 2016

Segundica Literária #8 - Cinco dicas poéticas

Oi gente!

Então eis que a semana começa poética! A data 14 de março foi declarada Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao grande poeta brasileiro Castro Alves. Não podemos negar a triste realidade que na atualidade em que vivemos, a poesia não é um hábito de leitura e o gênero está perdendo influência na vida dos leitores. Eu escrevo poesias, embora não seja meu foco. Porém, os poemas foram meus primeiros registros como escritora na adolescência e até hoje acredito que a poesia é uma das mais intensas formas de expressar e transmitir sentimentos, pensamentos e emoções. Quer tentar? Então hoje eu deixo cinco dicas para todas as idades penetrarem no mundo lírico da poesia!

Vamos começar em grande estilo e incentivando nossa criançada a ler poesia. =)

Ou Isto ou Aquilo - Cecília Meireles (publicado em 1964)

Há cinco décadas de sucesso, o livro é considerado um divisor de águas entre dois períodos da produção poética para crianças no Brasil. Utilizando vários recursos e alternâncias vocálicas, a autora toca o olhar e o sentimento infantil, ensinando que a vida é feita de escolhas e nossa vivência é marcada por dúvidas, tomadas de decisões e problemas de difícil resolução. 


Cem Sonetos de Amor - Pablo Neruda (publicado em 1959)

Dividido em quatro partes (Manhã, Meio-Dia, Tarde e Noite), o livro expressa todo o significado e conteúdo da palavra amor. Possui cem sonetos, todos relacionados ao romantismo e escritos pelo autor para sua esposa e amada Matilde. Talvez por isso seja considerado por muitos leitores, o livro de mais alta expressão de sentimento já publicado. Os poemas são descritos conforme a parte em que é contido. Assim, as poesias da "Manhã" traduzem frescor, as do "Meio-Dia" calor, por exemplo. Neruda abusa dos elementos da natureza em seus poemas e para quem gosta e sente poesia, é um prato cheio para emocionar-se. Pablo Neruda recebeu o Nobel de Literatura em 1971.


A Arca de Noé - Vinicius de Moraes (publicado em 1970)

Ah Vinicius! Como não amar? Quem não conhece o maravilhoso "Soneto de Fidelidade"? Mas a dica aqui também é para crianças (vamos fazer os pequenos tomar gosto pela poesia)! O clássico infantil "A Arca de Noé" já fez e continua fazendo parte da vida de muitos leitores, inclusive os adultos, porque as poesias remetem à infância e carregam muitas descobertas. As poesias são ricas em musicalidade, também conhecidas nas vozes de Chico Buarque, Milton Nascimento, Toquinho, Marina Lima e Ney Matogrosso. Vinicius escreveu as poesias para seus filhos Suzana e Pedro. Antes de virarem livro, elas já eram conhecidas pelo disco gravado para as crianças.


Eu passarinho - Mario Quintana (publicado em 2006)

Eu sou suspeita para falar de Quintana, pois é um dos meus poetas preferidos. O que mais admiro em sua poesia é a capacidade em descrever a simplicidade com tanta maestria. Seus versos, além de divertidos, tem um olhar sensível para as coisas do cotidiano. Essa antologia foi uma de suas obras que li e ela aborda justamente isso, mas em torno da carreira do autor e suas obras. Uma riqueza poética sem igual entre temas e conteúdos. Sem dúvida, para os fãs de Quintana, é um livro de leitura obrigatória.


Alice no País da Poesia - Elias José (publicado em 2009)

E por último, mais uma dica para a incentivar a criançada na poesia. Para quem curte o tema Alice então, é item para se ter na estante. Eu comprei o meu no evento da Alice que fizemos no ano passado, tem postagem mostrando mais sobre ele aqui. No livro, a personagem Alice de Lewis Carrol, vive no momento em que descobre o mundo das palavras, enquanto estava no País das Maravilhas. Os poemas escritos por Elias José remetem a grandes livros clássicos, como Peter Pan e Dom Quixote. Fala de fadas, feiticeiras, duendes, sereias, reis e rainhas. Todo o universo mágico da infância, em forma de poesia. Eu recomendo!



Confesso que me deu dor no coração fazer essa postagem. Porque sei que deixei de fora grandes poetas da Literatura Mundial, inclusive o próprio Castro Alves. Além de Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Olavo Bilac, Camões, Paulo Leminski, entre outros. E com certeza devo ter esquecido vários!

Então, finalizo expressando minha homenagem a TODOS os poetas, inclusive eu, você e tantos anônimos que ainda não publicaram mas tem suas palavras engavetadas por aí. E viva a poesia!

Beijos!

0 comentários: