12 de março de 2016

Parabéns Bibliotecário (a)!

Oi gente!

Se tudo deu certo, essa postagem é programada, porque hoje estou fazendo um passeio com nosso grupo de trilheiros, que logo trarei no blog com fotos lindas para mostrar a vocês! Mas é que hoje é um dia especial, o "Dia do Bibliotecário", eu faço questão de um post inteirinho para homenagear esse profissional cujo trabalho também é dedicado a eles, os nossos tão amados livros! 


Ilustração de "The Library Sarah Steward" - by David Small

Aqui no Brasil, o Dia do Bibliotecário é comemorado na data de hoje, desde 1958, em homenagem ao aniversário do poeta Manoel Bastos Tigre, considerado o pilar da biblioteconomia brasileira. Mas a data só foi regulamentada por lei em 1980, com o Decreto nº. 84.631. O curso de Biblioteconomia forma profissionais capacitados para organizar a gestão da informação. Quer conhecer um importante bibliotecário, que contribuiu significativamente na área a nível mundial? É o indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan, que lutou por qualidade e ensino em seu país, iniciou uma campanha para melhorias e idealizou as cinco leis da Biblioteconomia, em 1928. Shiyali faleceu em 1972.

Shiyali Ramamrita Ranganathan

Falando um pouco sobre o ambiente de trabalho do Bibliotecário, entramos em um assunto que nós, leitores, ficamos fascinados. As bibliotecas. Quem não gosta de entrar nelas? Eu adoro! E pesquisei um pouco sobre a primeira biblioteca que se tem conhecimento, a Biblioteca de Alexandria.

via Wikimedia Commons, acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation

A Biblioteca de Alexandria reuniu o maior acervo da humanidade durante sete séculos. Conta-se que Cleópatra, grande leitora, visitava-a quase que todos os dias. A biblioteca foi destruída, ao que tudo indica, após a conquista do Egito, e sua destruição é considerada um evento divisor de águas dos historiadores. Em 2002, uma nova biblioteca foi inaugurada perto da localização da original, cuja ideia remontava desde a década de 70 e cujas obras iniciaram em 1995.

via libraryarchitecture

E para finalizar, que tal um desfile de belas bibliotecas dispostas pelo mundo? Daquelas que deixariam qualquer leitor extasiado só em entrar nelas? Todas as imagens foram extraídas dos sites das próprias bibliotecas.

Biblioteca do Congresso: A mais antiga instituição cultural dos EUA, localizada no distrito de Columbia, contém mais de 140 milhões de itens.
Biblioteca do Mosteiro Benedito de Admont: Do século XVIII, possui 70 mil livros e mais de 1400 manuscritos. Localizada na Áustria, é considerada a maior biblioteca monástica do mundo.

Biblioteca da Assembléia Nacional: Localizada em Paris, é guardadora de raros itens históricos, como o processo de condenação de Joana D'Arc e os manuscritos originais de Jean Jacques-Rousseau.
Biblioteca de Rijksmuseum: Localizada dentro do maior museu da história da arte de Amsterdã, possui aproximadamente 200 mil volumes.
Gabinete Português de Leitura: Essa é brasileira! Localizada no Rio de Janeiro, a biblioteca foi fundada pela Princesa Isabel e conta com mais de 300 mil itens.
Biblioteca Estadual de New South Wales: Localizada na Austrália, possui mais de 5 milhões de itens e foi fundada em 1826.
Biblioteca da Abadia de Wiblingen: Inaugurada no século XVIII, faz parte da Universidade de Ulm, na Alemanha.
Olhando as fotos a gente entende a importância dos bibliotecários. Mesmo não sendo regulamentados pela profissão, antes de várias outras funções eles já existiam, para arquivar, organizar e presentear o futuro da história com esses tesouros da humanidade. Afinal, alguém guardou tudo isso não?

Eu fico doida para entrar em todas elas. Além do mundo de livros, a arquitetura e arte exposta em seus interiores também me fascina. E você? Conhece alguma delas? Me conta!

Por hoje é isso, mais uma vez Parabéns Bibliotecário (a)!

Beijos!

3 comentários:

Unknown disse...

Adorei o post! Amo bibliotecas! Beijos

Unknown disse...

Adorei o post! Amo bibliotecas! Beijos

Color In the Box disse...

Ale ... adorei !!! vc ja viu um seriado chamado "Os Bibliotecários " ??? muitooo bom !!!
Beijoooooss