21 de janeiro de 2021

#TBT Especial Divã de Escrita #2 - Minha trajetória (2012 - Descobertas)

Oi gente!

Continuando a série de postagens sobre minha trajetória como escritora nos últimos 10 anos, hoje vou contar sobre o ano de 2012, que foi bem marcante e especial. Na postagem anterior eu contei que terminei o ano de 2011 já incrementando meu blog, que era só de artes, com minhas poesias que estavam engavetadas há anos. 

Eu vivia um momento de muitos conflitos sentimentais, questionando demais um relacionamento que estava vivendo e mudanças que ocorreram na minha rotina devido a esse relacionamento. Sentia que não conseguia ser eu mesma e a primeira atitude do ano começou com um corte de cabelo! Cheguei a fazer um book de fotos para registrar meus cabelos longos e passei a tesoura, sem dó.

Foto de fevereiro de 2020, registrando a mudança radical.

Às vezes um simples ato como mudar os cabelos, é libertador e nos proporciona descobertas internas maravilhosas. Além disso, eu tinha o apoio de muitas pessoas ao meu redor e várias delas me incentivaram a continuar escrevendo no blog, ou enviando poesias para concursos. E foi assim que eu ganhei Menção Honrosa no primeiro concurso que participei: 3º Concurso Literário Pague Menos (sim, da farmácia!), com o tema "Amor. Viva esse espetáculo". Minha poesia "Palco do Amor" foi publicado na versão impressa do concurso e distribuída para todo o Brasil.


Essa conquista me animou, comecei a pesquisar sites de concursos e aí os amigos me incentivaram a publicar minhas poesias em um livro. Eu não fazia ideia de como era, minha vida inteira trabalhei na área corporativa, e exceto por amar ir ao cinema e bibliotecas, nunca fui uma grande frequentadora de movimentos culturais. Então pesquisando na internet, eu encontrei o site da CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores. A CBJE foi fundada em 1986 com uma proposta editorial de incentivar a produção literária de autores iniciantes. E todos os meses eles escolhem poesias e contos para fazer parte das suas coletâneas. Enviei meu primeiro conto ("Torta de Maçã do Amor") em maio de 2012, fui selecionada e me empolguei. Foram quase 2 anos publicando nas coletâneas da CBJE.

Bom, na época eu não tinha muita ideia de como eram feitos esses processos de seleção de escritores. Nem me importei com isso. Se era motivação gratuita, estava valendo (no caso da CBJE era opcional comprar exemplares e o preço era bem acessível, eu só comprava um de cada para meu acervo pessoal). 

Minhas publicações nas coletâneas da CBJE e a publicação em outro concurso que ganhei
Menção Honrosa, 8º Prêmio Escriba de Contos, da Prefeitura da cidade de Piracicaba - SP.

E agora vocês me perguntam. E as artinhas? E o scrapbook? Ainda estava rolando. No feriado de setembro eu viajei ao RJ pela primeira vez, e fui acolhida por várias amigas que fiz nos blogs. Foi maravilhoso! As amizades foram um fator fundamental para meu despertar na publicação da escrita. Não acreditava que tinha potencial e os amigos e amigas sempre foram fervorosos em me motivar. Com várias pessoas eu nem tenho mais contato, mas o carinho e gratidão permanecem no meu coração.

A foto com fundo preto é do evento de 2011, com a Aline Fonseca e Déa Café, duas amigas que
sempre me apoiaram muito. As demais são três flashes da viagem ao Rio, fazendo scrapbook com
as Alines, visitando a Sônia Cirino com as amigas Anna e Lulu e lanchando com o Pedro Orofino,
filho da Lulu e que em 2013 se tornaria o ilustrador do meu livro "O Diário de Lirityl".

Não é o foco desta série de postagens, mas se você é curioso (a) e gosta de diários e viagens, tenho postagens aqui no blog com muitas fotos e detalhes da viagem ao Rio:

Voltando à escrita, continuei publicando durante o ano e depois que retornei do RJ tomei a decisão de publicar meu primeiro livro. Nunca me considerei poeta, mas eu tinha poesias engavetadas desde meus 12 anos de idade, foi como tudo começou. Por isso escolhi compilar tudo em um livro, que simbolizaria minha entrada no mercado editorial. Publiquei com a CBJE meu livro de poesias "Sonhando e Poetizando", no dia 08/12/2012. Tenho uma postagem exclusiva aqui no blog, com mais fotos e detalhes sobre esse dia inesquecível:


Lançamento oficial de "Sonhando e Poetizando", em 08/12/2012

Então terminei meu 2012 um pouco mais tranquila no meu relacionamento. Sentia que enfim resgatava minha identidade, mas as coisas não ficariam bem nos próximos anos (isso é assunto para outro dia). Encerrei 2012 viajando com minha mãe e minha irmã para Dionísio Cerqueira, cidade fronteira com a Argentina, onde meus pais casaram e tenho muitos parentes. Eu me via renovada, voltava a clarear meus cabelos e sentia novamente a escrita fazendo parte da minha vida.


Iniciei 2013 com os dois pés no chão e certa do que queria para mim. Ainda no relacionamento, ainda workaholic (na verdade só deixei de ser quando saí da empresa em 2016...rs), mas muito motivada e animada para produzir. Recebi um convite irrecusável que  resultou no meu segundo livro publicado. 

Espero você para contar sobre 2013 no próximo TBT do Divã de Escrita!

0 comentários: