26 de janeiro de 2021

TEMPO DE EXPLORADORES (Coletânea organizada por Valter Cardoso, Ale Dossena e Rafael Duarte)

Oi gente!

Chegou a hora de divulgar a coletânea "Tempo de Exploradores", organizada por mim, junto com Valter Cardoso e Rafael Duarte. Ela faz parte de um projeto que idealizamos, a coleção "Tempos", que começou com a temática "Tempo de Dragões", só clicar aqui para obter mais detalhes.

A seleção também foi feita como na anterior, garantindo uma obra diferenciada não só no aspecto literário, mas em revisão, apresentação e projeto gráfico. Seguindo os padrões do NLCAC, além da revisão gramatical, todos os contos foram analisados profundamente, quanto a criatividade, narrativa, desenvolvimento dos personagens e demais detalhes que os tornem obras literárias de grande apreço. 




A parceria com a artista plástica Ales de Lara continua e ela foi responsável pela capa. 



No meio do caminho, uma surpresa boa! Recebemos o apoio da Anita Zippin, Presidente da Academia de Letras José de Alencar (ALJA), que nos convidou para utilizar o selo da Academia em nossas coletâneas. Felizes com o reconhecimento, a convidamos para escrever o prefácio da coletânea, ao que ela prontamente aceitou. 



Nós, organizadores, também contribuímos com histórias sobre exploradores. Abaixo uma breve sinopse dos nossos contos.

Ser uma exploradora polar era seu sonho, mas quando um grande projeto dá errado, ela já não responde mais por seus atos e em consequência recebe um destino mais terrível que a morte.

O achado de um manuscrito maia leva um arqueólogo e sua esposa a uma aventura em busca de ruínas num local improvável, muito distante dos domínios conhecidos desse povo pré-colombiano: a floresta amazônica. Esperavam encontrar ruínas de uma construção sagrada, mas o que descobrem é muito mais do que imaginavam: é seu próprio destino.



Uma caçadora de meteoritos é envolvida por engano em uma filmagem de reality show. Em meio a um elenco atrapalhado e um diretor desesperado para tirar sua empresa do buraco, ela precisa provar a todos a importância do que está a descobrir.


E agora vamos conhecer os autores selecionados, com seus respectivos contos? Percorram os banners individuais com as informações do autor e uma breve sinopse na descrição da imagem.

Em uma cidadezinha, as lendas urbanas falam do casarão da família Mattos, e o tesouro que ninguém conseguiu resgatar dela. O desafio era simples — bastava descer a escadaria até o porão —, mas de algum modo, ninguém nunca conseguiu. Com a casa prestes a ser demolida, dois jovens decidem se arriscar em uma expedição, mas logo descobrem que nada é tão simples, e que a escadaria, além de aparentemente desafiar as leis da física, logo faz com que questionem a própria sanidade.

A ilha dos carneiros: Ao descobrir estranhos vestígios arqueológicos na Ilha de Boipeba, Bahia, uma firma de exploradores com tecnologia de viagem no tempo contrata um estudante-pesquisador para descobrir o que aconteceu com o navio que desapareceu sem deixar vestígios durante a viagem da esquadra de Pedro A. Cabral, que ‘descobriu’ o Brasil. O estudante embarca, então, numa viagem de exploração e descobertas que o conduzirá a um final inesperado e surpreendente.
Todos esses mundos: Uma tripulação embarca em um pequeno protótipo inovador de nave, capaz de galgar distâncias intergalácticas em poucos meses, para uma missão de estudo e exploração do insondável vazio entre a Via Láctea e a galáxia da Grande Nuvem de Magalhães. Só que uma surpresa os espera no meio do caminho. Uma surpresa que mudará tudo o que os seres humanos pensam sobre serem os primogênitos de nossa galáxia. Algo que poderá mudar para sempre o futuro da humanidade.

Um casal de irmãos adolescentes sai do seu vilarejo isolado tentando encontrar um lago mítico com a ajuda de um mapa de madeira, legado por um viajante há muitos anos. Viajando pelas montanhas, brigam bastante entre eles, encontram um puma, sofrem com a sede e se deparam com um estranho objeto voador. Por fim, chegam ao cume da montanha onde deve estar o lago, mas este não é bem como esperavam. Felizmente, o engenho voador – com seus estranhos tripulantes – volta a surgir em cena no momento mais oportuno. 

Kaluanã é um garoto indígena que vive com sua família na ilha de Cotinga, perto de Paranaguá, na tribo indígena dos Mbyá-Guarani, que liberta um pássaro (Uiraçu) com habilidades mágicas que estava preso em uma pedra. Ambos formam uma amizade, passando a explorar o mundo e adquirir conhecimentos novos. Sua primeira aventura é salvar as habilidades mágicas de Uiraçu. 


Bruno sempre sonhou em explorar a Rússia, mas sua esposa Lúcia, que desconhece o país, prefere ir para a Disney. Porém, a jovem, ao entrar em contato com a com a cultura e a literatura daquele povo, criará uma paixão inesperada pela terra dos czares.

Após ter sido dado como morto, James, um famoso explorador, aparece para sua antiga namorada Nika, uma renomada egiptóloga, e pede sua ajuda para encontrar as lendárias Tábuas de Esmeralda que supostamente foram criadas pelo deus Thoth e contêm todos os segredos do universo. Juntos, eles embarcam para o Egito em busca do tesouro.


Ilídio, um senhor curioso, saiu para dar uma volta pelos campos e encontra um túnel desconhecido. Ao descer pelo túnel, encontra uma caverna e outros mistérios que marcam o passeio inusitado para sempre em sua memória.

O conto é um relato pelos olhos de José, um mulato que se infiltrou na bandeira de Bartolomeu Bueno da Silva, que tinha o objetivo de encontrar novas riquezas pelo sertão do Brasil. Caminharam por terras desconhecidas e inóspitas até que encontraram com os índios goyazes, habitantes do sertão que alguns diziam que comiam gente. Lá, numa noite sem lua, um evento mágico salvou a tropa de um ataque surpresa. Depois disso, e com uma demonstração na própria aldeia dos Goyazes, Bartolomeu Bueno ganhou o apelido de Anhanguera e o acesso ao ouro do estado de Goiás.





Agora, estamos ansiosos aguardando o lançamento. O processo de diagramação já está adiantado e logo poderemos degustar todas estas belas e inusitadas histórias de exploradores. Acompanhem as notícias em nossas redes sociais e não percam as postagens de lançamento. Teremos o lançamento do e-book pela Amazon e na sequência o lançamento da versão física. 

Até mais!

0 comentários: