25 de fevereiro de 2016

Eu li #49 - Infinity Drake ~ Os Filhos da Scarlatti

Oi gente!

Hoje trouxe a resenha do livro da vespa! Alguém lembra da história em torno dele? Pois então, essa leitura tem história para contar (rs). No final de janeiro fui a uma Feira de Livros em um shopping aqui de Curitiba. Os exemplares estavam sendo vendidos a R$10,00 e algo nesse livro me chamou a atenção. A cor, capa dura, diagramação, sei lá. Não conseguia largar ele, e enfim levei. No dia seguinte, coincidentemente, uma vespa me picou. E dias depois, quando fui gravar o vídeo do sorteio de aniversário na fan page do Facebook, resolvi registrar o ocorrido trágico-ilário (rs) e sortear esse livro também. Mas não sem antes ler! Agora era questão de honra...hahaha!

Então além de falar dele no vídeo, também mostro que terminei de lê-lo na viagem ao moto acampamento que fiz com o marido, está nessa postagem aqui. Foi muito legal intercalar minhas leituras mais densas (ando exagerando!!) com essa leitura infanto-juvenil. Então descobri que Infinity Drake é uma série escrita por John Mcnally, e esse é o primeiro volume. Mas já adianto que a história não fica no ar e mesmo sem dar continuidade na leitura da série o livro é ótimo!


O livro não é pequeno, tem 475 páginas. Mas a editoração enriquece muito a história e o fluir da leitura. As páginas tem detalhes e algumas fontes mudam dependendo do ambiente em que a história está ocorrendo. E a história tem muitos detalhes que a tornam interessantes, até acho que um público com menos de 10 anos pode se confundir um pouco. Ainda assim o autor se preocupa em explicar o significado de algumas coisas em rodapé. Achei "Infinity Drake" contagiante inclusive antes de começar a ler (vide a minha história em torno do livro...rs).


O herói do livro é Finn, ou Infinite Drake (seu nome oficial escolhido por seu pai - oi?). Embora ele não seja o foco central integralmente na história, achei isso legal. A história inicia quando Finn, que é órfão e vive com sua avó, precisa ficar com seu tio Al, porque ela vai nada mais nada menos que passar as férias em um cruzeiro de tricô! Hahaha! Olha que legal isso! Ri muito! Mas acreditem, essa avó é irada também, e extremamente preocupada com seu neto nas mãos de Al, apronta muitas surpresas no decorrer da história. E os dois, que resolvem passar um feriado juntos, acabam se metendo em uma missão gigantesca, em torno de uma ameaça à raça humana. Pois é!


E essa ameaça nada mais é que uma vespa. Scarlatti, um inseto que foi modificado cientificamente e tem o poder de matar centenas de humanos em minutos. Esse inseto foi solto em Londres para se reproduzir, causando o desespero da equipe para onde Al trabalha, que o convoca para a missão e o obriga a levar o sobrinho Finn com ele. Ao mesmo tempo em que está adorando a aventura, Finn jamais imagina o que terá que enfrentar. É uma aventura e tanto, que além do suspense traz partes muito engraçadas.


Um detalhe que achei uma grande sacada do autor foi que, além de embutir detalhes científicos na história, também envolveu matemática, física, química e biologia. Acho até que um jovem leitor mais curioso é capaz de arriscar altas pesquisas sobre alguns aspectos. Achei que o autor motiva muito isso, utilizando o livro para ensinar. Não só aspectos didáticos, mas também boas mensagens, como a lembrança que Finn tinha de sua mãe, dizendo que sempre que estivesse em dúvida, fizesse o que seu coração mandasse, e seguisse em frente. Gostei disso!


A história me lembrou muito um filme de muito sucesso que, quem é dos anos 80 vai lembrar, chama-se "Querida, encolhi as crianças". Deu para imaginar? Porque não vou contar mais nada senão perde a graça. Não consegui descobrir ao certo quantos volumes já tem a série, mas encontrei o site oficial, só clicar aqui


O exemplar já foi enviado para a ganhadora (Sabrina Silva lá de SP, muito simpática!) e valeu a pena eu saborear a leitura antes de sortear. Gostei muito do estilo de escrita do autor, acho que fez juz ao selo do livro (#irado) e acredito que a série pode prender muitos leitores infanto-juvenis, principalmente meninos. Indico aos pais que querem motivar seus filhos na leitura. Bora tentar?

Beijos!

0 comentários: