8 de fevereiro de 2016

Segundica Literária #3 - Cinco leituras carnavalescas!

Oi gente!

Como estão passando de feriado? Bom, eu estou aproveitando para ler muito! E ainda tem um tempinho até quarta né? Então, para quem como eu, também gosta de colocar a leitura em dia no feriadão, trouxe algumas sugestões de livros com o tema "Carnaval". Essa tradicional festa popular brasileira não se resume apenas em desfiles de escola de samba, também está presente na literatura! 

Eu mesma só li dois deles, e há muito tempo, se tivesse que resenhar precisaria ler novamente. Mas deixo as cinco sugestões com título, autor e sinopse, para variados gostos literários. Desde poesia até o chick-lit, que está fazendo tanto sucesso com os jovens leitores. Se animar, quem sabe não entra para a lista 2016 né? A minha já está aumentando! 

E vamos começar com a nossa mais nova indicada ao Nobel de Literatura?

Antes do Baile Verde - Lygia Fagundes Telles - Publicação: 1970 - Edição da foto: 2009

Sinopse: Reunião de narrativas escritas entre 1949 e 1969, o livro é considerado por muitos críticos o livro de contos literariamente mais bem-sucedido de Lygia Fagundes Telles. As situações narradas são as mais diversas. No conto "Antes do Baile Verde", uma jovem se prepara para ir a um baile carnavalesco e enquanto se maquia, colocando lantejoulas no saiote verde, seu pai agoniza no quarto ao lado. Os contos deixam claro porque a autora é uma das mais representativas e premiadas escritoras brasileiras da atualidade. Com sua prosa segura e elegante, alternando com desenvoltura gêneros e vozes narrativas, a autora expõe o mais alto grau de sua capacidade de seduzir e emocionar o leitor. 

Eu li alguns contos desse livro, há alguns anos. Deu vontade de ler inteiro!


Carnaval no fogo - Ruy Castro - Edição da foto: 2000

Sinopse: Carnaval no fogo não é bem um livro sobre Carnaval, mas sobre o Rio de Janeiro. Sua ação se passa em todas as épocas do ano e em todos os quinhentos anos da agitada história do Rio de Janeiro. Ruy Castro compõe um vibrante retrato do Rio de hoje, cheio de viagens ao passado, para revelar que, mesmo nos períodos de calmaria, havia sempre uma excitação no ar - um permanente "Carnaval no fogo". O autor mistura narrativa, ensaio, história e linguagem popular tornando o livro o Rio dos antropófagos que encantaram os intelectuais europeus.


Carnaval - Luiza Trigo - Edição da foto: 2012

Sinopse: Romance juvenil que conta a história de Felipe, Gabi, Juju e Bel. Carnaval com as primas em Recife, é a receita ideal para Gabriela esquecer de uma vez seu ex. Gabi faz as malas e deixa o Rio para uma semana de muita curtição no Nordeste. Ela só não contava com a possibilidade de se apaixonar de verdade em pleno carnaval!  


O País do Carnaval - Jorge Amado - Publicação: 1931 - Edição da foto: 2011

Sinopse: Primeiro romance de Jorge Amado, faz um retrato crítico e investigativo da imagem festiva e contraditória do Brasil, a partir do olhar do personagem Paulo Rigger. A narrativa começa no navio que traz de volta ao Brasil o jovem fazendeiro, depois de sete anos em Paris, onde cursara direito e absorvera comportamentos e ideias modernas. Assim ela passa a sentir estranheza com o Brasil do Carnaval, acreditando que a festa popular mantém o povo alienado. 

Eu li há muito tempo, mas posso afirmar que tem todo o estilo Jorge Amado de ser. Recomendo!


Carnaval de poesias - Sérgio Gramático Júnior - Edição da foto: 2010

Sinopse: Sérgio Gramático Júnior é poeta, jornalista, escritor e produtor cultural. Este livro de poesias é caracterizado por uma historicidade do carnaval, das gentes que compõem o cenário da festa e do samba. Do contexto popular inerente ao universo das manifestações populares, das escolas de samba desde 1928 até os dias de hoje.


Então gente, a literatura não é mesmo incrível? Até eu, que não curto Carnaval, fiquei morrendo de vontade de ler tudo. E vocês? Já leram algum? Indicam outros? Me escrevam!

Beijos e bom resto de feriado!

2 comentários:

Ipsis Litteris disse...

Oi Ale!!! Olha realmente deu vontade de 'pular o carnaval' com essas indicações... eu iria no bloco "Carnaval de poesias' e encerraria a folia "Antes do baile verde'!!!!
Ó abre alas que eu quero ler!
Ó abre alas que eu quero ler!
Eu sou da leitura não posso negar!
Eu sou da leitura não posso negar!
Bjs Nice

Gildett de Marillac disse...

Se não tivesse agarrada com um eu leria o de Lígia me chamou mais atenção e lia de novo o de Jorge Amado (li todos deles...).Obrigada pelas dicas.