5 de fevereiro de 2016

As fadas das flores de Cicely Mary Barker

Oi gente!

Passa um tempinho e sinto falta de falar de ilustrações. Não é novidade do quanto amo o tema e como gosto de pesquisar sobre os ilustradores. Para isso, procuro informações na internet, confirmando quando possível em sites oficiais e livros. E hoje, trago um pouco da arte de Cicely Mary Barker, uma ilustradora inglesa que viveu entre 1895 e 1973. Era especialista em aquarela, pena e tinta, óleos e pastéis. E sua obra era toda focada em fadas e flores. =)



Mary Barker nasceu em Surrey, na Inglaterra, em 28 de junho de 1895. Sua família era de certa forma bem de vida, digamos assim, os mais simples da classe média alta (rs). Ela tinha epilepsia quando criança e precisava de cuidados especiais, então tinha uma governanta, uma babá, um cozinheiro, e passava o tempo na cama divertindo-se com suas pinturas e lendo obras de Kate Greenaway e Randolph Caldecott, dois artistas que acabaram por inspirar e influenciar sua arte.



Ela até fez cursos por correspondência, mas sempre dizia pintar por intuição. Não era muito dada a técnicas. Seu primeiro trabalho profissional foram cartões e ilustrações para revistas juvenis, e seu primeiro livro foi publicado em 1923. No início do século XX, as fadas eram um tema popular. Havia menção em várias pesquisas de Arthur Conan Doyle (que estudou o caso das meninas que fotografaram fadas no jardim), Peter Pan foi publicado em 1911 e naquela época as ilustrações de Ida Rentoul Outhwaite (já falei dela aqui) também tinham a temática.


Depois da publicação de seu livro, a irmã de Cicely construiu um jardim de infância em um dos níveis da casa onde moravam. Ela "emprestava" os aluninhos da irmã para serem seus modelos nas pinturas de fadas. Ela sentia-se bem rodeada de crianças. Cicely era devota anglicana, mais para frente ela dedicou-se à igreja, embora voltasse a frequentar aulas noturnas na Escola de Arte Croydon até 1940, quando passou a ser professora e ensinar o que sabia fazer de melhor. Em 1954, a irmã de Cicely faleceu e além de sentir sua falta, todo o cuidado com a mãe recaiu sobre ela. Em 1960 sua mãe também faleceu e a partir daí a saúde de Cicely ficou crítica. 


As categoria das fadas das flores são descritas exatamente como Cicely as pintava. De porte delicado e minúsculo, cheias de graciosidade e beleza, geralmente com feições infantis e vestidas com pétalas florais. Algumas até usam uma pequenina flor na cabeça como chapéu.


Cicely Mary Barker morreu em 16 de fevereiro de 1973, com 77 anos. Suas cinzas foram espalhadas no pátio externo da igreja em Storrington, em Sussex, na Inglaterra. Além de ter produzido em vida alguns livros cristãos, ela também pintou um vitral e doou pinturas para obras missionárias. Muitos dos seus desenhos, esboços e pinturas de crianças também foram doadas a amigos ou pais de alunos, instituições de caridade e eventos na igreja em que frequentava. Mas boa parte do seu trabalho também se eternizou em capas de revista, cartões postais e livros de histórias infantis. Embora sua temática fossem fadas e flores, com tons de primavera, verão e outono, em 1985 uma coleção de inverno foi montada a partir do seu trabalho e publicada postumamente.


Após sua morte, os direitos de sua obra foram comprados pela Penguin Books Ltd., que gere até hoje o uso das imagens. Maiores informações você pode encontrar no site oficial.

Beijos!

Penguin Books Ltd.

0 comentários: