28 de janeiro de 2021

#TBT Especial Divã de Escrita #3 - Minha trajetória (2013 - Empolgação)

Oi gente!

Continuando a série de 10 postagens que contam minhas conquistas e meus tropeços desde que fui inspirada e motivada a publicar meu primeiro livro, hoje entramos no ano de 2013, que eu considero um dos anos em que mais produzi. Continuei escrevendo para as coletâneas da CBJE e em algumas publicações ganhei, junto com meu exemplar impresso, um certificado de Menção Honrosa ou Qualidade Literária. Era motivador!

Registro de um dos Certificados de Qualidade Literária que ganhei durante o ano.

Foi um ano dedicado integralmente ao meu trabalho oficial (empresa onde trabalhei por 22 anos) e meus trabalhos de escritora. O Pedro Orofino, filho da Lulu que visitei no RJ (postagem anterior), precisava fazer seu trabalho de final de curso, que era a diagramação e encadernação de um livro (artesanal). Ele me fez o convite para escrever 10 contos infantojuvenis de fantasia que seriam o conteúdo do livro. Claro que eu aceitei, mas tive poucos meses para concluir os contos, foi um apuro!

Mas valeu, porque 2013 foi um ano de muito reconhecimento. Além das seleções em coletâneas recebi duas premiações inesquecíveis. A primeira foi o Prêmio Melhores Contistas 2013, promovido pela editora portuguesa Mágico de Oz, em comemoração ao ano Brasil-Portugal. O evento foi realizado no 1º Festival de Contos do Rio de Janeiro, promovido pela Literarte e aconteceu no Teatro Municipal de Cabo Frio. Contou com o apadrinhamento do ator Maurício Mattar e os contos premiados foram transformados em uma coletânea e fazem parte do acervo de bibliotecas e escolas públicas da Ilha da Madeira, em Portugal.

Foto oficial da entrega do certificado, cedida pela Literarte (fotografia de Gabriel Bossini).
Eu recebendo o prêmio das mãos do ator Maurício Mattar e da escritora e presidente da Literarte, Izabelle Valladares.

A viagem para receber o prêmio foi uma aventura. Viajamos de avião até o Rio e depois de ônibus até Cabo Frio. Acompanhada da minha amiga de longos anos, eu e Vera aproveitamos para conhecer um pouco o litoral do Rio de Janeiro. Tem uma postagem aqui no blog só com detalhes e mais fotos do evento de premiação, lá também tem links para as postagens da viagem, só clicar aqui.


O outro prêmio que recebi foi pela Academia Brasileira de Letras e Artes de Fortaleza: Destaque Poético 2013. Este evento foi em São Paulo e também me ajudou a estreitar laços com outros escritores e passear mais um pouquinho. Naquele momento me dei conta do quanto fui feliz em clicar naquele link da CBJE e começar minhas publicações por lá. A CBJE publica autores de todo o Brasil e por isso o alcance de nossos textos também percorre o país. Foi com um dos meus contos e uma das poesias publicadas que ganhei os dois prêmios. Sobre o Destaque Poético 2013, também tenho uma postagem aqui.

Foto oficial, com a escritora E. Campel e o escritor José Donizetti Nicolini.


Naquela época eu já colecionava Alice.
Garantindo a edição da L&PM Pocket em uma banca da Av. Paulista.

As aventuras de 2013 não terminam aí. Meus tataravós maternos, Luigi Verona e Ana Maria Signore, que chegaram da Itália em meados de 1877, formaram uma família gigantesca aqui no Brasil, concentrada principalmente no sul do país. Vários integrantes da família organizam a cada dois anos o Encontro dos Verona, geralmente em cidades onde tem maior concentração de parentes. Em 2013, a festa foi em Dionísio Cerqueira, cidade fronteira com a Argentina, onde meus pais se conheceram e casaram. Além de confirmar minha participação na festa, eu fui convidada para escrever o Hino dos Verona, letra que foi musicalizada e tem sido cantada nas festas que se seguiram. 

Foi uma das viagens que deixou muitas lembranças boas com minha mãezinha. Abaixo um dos cliques da festança, mas se você ficou curioso, tem quatro postagens no blog sobre a viagem:

Diário de viagem Dionísio Cerqueira - Parte 1 [A chegada]



Vocês devem estar se perguntando como eu viajei tanto e me mantive trabalhando oficialmente na empresa. Bom, a viagem ao Encontro dos Verona foi em um feriado prolongado, já as duas da premiação eu utilizei dias de férias que tinha acumulado. Sim, lembrem que eu era uma workaholic e isso significa que passei muitos feriados trabalhando e tirava férias picadinhas e etc. Não vou entrar nos detalhes porque aí teríamos assunto para mais uma série de 10 postagens...hehehe.

Mas o ano não acabou e "a cereja do bolo vem agora". Lembram dos contos que escrevi para o trabalho do Pedro Orofino? Eles foram ilustrados por ele e resultaram na minha segunda publicação solo, "O Diário de Lirityl". Taí o registro do lançamento oficial, no final de novembro de 2013. 


E foi assim que o ano terminou para mim: uma realização só! Continuei super empolgada, porém foi com essa publicação que fui me desviando para a literatura infantil, que também me trouxe muitas alegrias e aprendizados, porém a descoberta anos depois que "não era bem isso que eu queria". Mas eu conto quando chegar o ano certo dessa descoberta, porque ainda tem muito chão para percorrer.

Espero você para contar sobre 2014 no próximo TBT do Divã de Escrita!

4 comentários:

Lu Evans disse...

Parabéns! Estou acompanhando suas postagens.

ALE DOSSENA disse...

Que legal que está acompanhado Lu! Tem muita história, relembrar tudo foi dica do psicólogo para eu animar e voltar a produzir.

ALE DOSSENA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Mas você tem é história pra contar, hem, menina? Muito feliz de conhecer sua jornada. Se um dia pensar em desistir, olha pra trás e vê quanta coisa semeou no seu caminho. E se orgulhe disso, pois você merece!