17 de agosto de 2018

EU LI: Angola Janga (Marcelo D'Salete)

Oi gente!

Na semana passada eu li essa HQ maravilhosa que comprei para compor os títulos do meu projeto África lá do canal. Nem todos eu consigo fazer vídeo, mas no final do ano pretendo compilar todos os links de resenhas em vídeos e escritas em uma única postagem. E também acho que algumas obras, como essa aqui, são melhor mostradas no formato escrito, com algumas fotos das páginas internas.

Vamos então falar dessa graphic novel linda que é Angola Janga - Uma história de Palmares, de Marcelo D'Salete! \o/


O Marcelo é quadrinista e mestre em história da arte pela USP - Universidade de São Paulo. Angola Janga é o produto de 11 anos de pesquisa sobre o mais conhecido movimento de resistência negra da época do Brasil Colônia. Já o título da graphic origina-se da língua quimbundu e quer dizer "pequena Angola", assim chamada a região de Palmares pelos negros que lá habitavam.


O bacana da obra é que o autor une ficção com realidade e reconta a história do principal líder do Quilombo dos Palmares, o Zumbi dos Palmares, que a gente sempre lembra de ter visto nos livros da escola. Só que diferente do que aprendemos nos livros da escola sobre Palmares (que aliás é muito pouco), em Angola Janga nós repassamos os acontecimentos pelos olhos das pessoas que estavam lá. Isso mesmo, pelos olhos dos negros nós imaginamos como eram suas vidas, já que os únicos registros documentados na história foram escritos por governantes e soldados, cujos interesses eram destruir os locais de resistência. 

Como leitora, senti a essência dos fatos, mesmo que possam não ter sido exatamente assim!


Marcelo também cita outros personagens importantes como Ganga Zumba, Ganga Zona e Antonio Soares. Com muita criatividade desenvolve outros personagens e leva o leitor a aprofundar-se nas suas trajetórias, sempre tentando conectá-los com alguns fatos registrados, como uma das tentativas de acordo de paz entre a Coroa Portuguesa e o quilombo. 

Eu curti muito a leitura! Achei que o autor conseguiu passar sua vontade de entregar uma releitura da história de Palmares, partindo do olhar dos protagonistas negros. A cada virada de página, encontramos pessoas buscando a liberdade, o controle de suas vidas. Conhecemos seus medos particulares, seus conflitos familiares, seus anseios em entender qual era seu papel no mundo, além das correntes a que eram submetidos. 


Angola Janga foi publicado pela Editora Veneta e possui 432 páginas. Os traços da graphic nos transmitem os sentimentos colocados acima, parecem carregar o drama vivido na época. Ao final do livro encontramos também um material adicional sobre a cultura afro dos mocambos, a história dos Palmares, mapas e estimativas. Tem até glossário com termos encontrados na obra!

Acho que nem preciso dizer mais nada né? Graphic Novel super recomendada, até porque eu sou do time que defende a preservação da história, mas com todas as suas verdades. Negros e índios também construíram a História do Brasil e Angola Janga traz um novo olhar sobre Palmares.

Boa leitura!

0 comentários: