26 de agosto de 2015

80 anos de Luluzinha!

Oie!

Hoje vou falar de quadrinhos! Quem gosta? Bom, há quem julgue um disparate considerar quadrinhos como literatura, mas há quem defenda que, sendo algo que se goste de ler, é válido e pode sim, ser incentivado. Eu sou adepta dessa opinião, afinal, os quadrinhos fizeram parte (enorme!) da minha infância e se eu já devorava livros, imagina os "gibis"...rs. Adorava o Pato Donald e o Tio Patinhas, gostava da Turma da Mônica, mas vou confessar que, o que eu amava mesmo de não largar por nada, eram os gibis da Luluzinha!!!! E coincidentemente, descobri que em feverereiro deste ano ela fez aniversário. Então nada mais justo que registrar os parabéns a essa personagem tão querida!

by ale dossena

Eu lia muito os gibis da Luluzinha! E em uma das minhas famosas visitas ao Sebo, acabei passando sem querer pela prateleira dos gibis. Como não guardei nenhum, resolvi resgatar um exemplar para guardar, mas qual foi minha surpresa? Num sebo enorme, com centenas de gibis, só três exemplares, e nem eram tão antigos. Perguntei ao atendente e ele me disse que justamente os da Luluzinha são os mais difíceis de encontrar. Ah!! Foi exatamente nesse instante que me arrependi perdidamente por ter me desfeito dos meus !!! Então escolhi esse exemplar aí de cima, que agora faz parte do meu acervo.

Quem lembra da garota teimosa e esperta que aprontava com todos, e era famosa pelas richas  entre Meninas X Meninos, porque ela infernizava seu amigo Bolinha e vivia querendo se infiltrar no clube só de meninos? A famosa frase: “Menina não entra!”. Lembram? Foi inclusive dessas histórias que surgiu o termo tão conhecido de “Clube da Luluzinha” referindo-se a um lugar onde só entra mulher.
via the little lulu colection

Bom, já que o negócio é deixar a garotinha dos cachinhos registrada aqui no blog, vamos conhecer um pouco da sua história. Luluzinha foi criada em 1935 por uma americana chamada Marjorie Henderson Buell, também conhecida como Marge. Ela criou os personagens de acordo com as crianças que conhecia e lembranças da sua infância. 

Marge e seu primeiro cartoon publicado pela “Saturday Evening Post” em fevereiro de 1935
No começo, as historinhas só ilustravam tiras de jornal. Só em 1945 é que a personagem ganhou uma revista em quadrinhos para ela e fez sucesso por vários gerações. Quem a redesenhou foi John Stanley, que fazia dupla com Irving Trupp. Depois deles Luluzinha foi desenhada por vários ilustradores. Cada um deixou sua marca, embora mantessem sua roupagem e características .

Para quem lia os gibis, são inesquecíveis essas "caras e bocas"...

A turma era composta de vários personagens. Alguns eu lembro bem, a Aninha, o Bolinha, o Carequinha, a Glória, o Plínio e o Alvinho. Também tinha a Dona Maroca, o vovô Fracolino e o seu Miguel, o caça gazeteiros. E a bruxa Alcéia e sua sobrinha Meméia? =)

via google

Algumas capas dos gibis da Luluzinha.

Eu andei bisbilhotando na net as capas dos gibis, e acabei encontrando uma que não poderia faltar aqui! Que tudo né? Eu queria esse prá mim !!! Mas vejam que é o nº. 12, deve ser raridade mesmo!!!

via google
Destaco essa capa aqui embaixo também, porque quando a encontrei na internet, lembrei que era um dos meus exemplares preferidos. Tão bom relembrar!



Os gibis da Luluzinha foram publicados pela Editora Abril de 1974 até 1995. Em 2009 começaram as publicações da versão teen da turma, que levou a Ediouro a apostar novamente nas versões clássicas em 2011. Ironicamente, todas as publicações (teen e clássicos) foram canceladas neste ano. A última edição teen (65) chegou às bancas em fevereiro trazendo uma despedida da versão adolescente. No mesmo mês, as versões clássicas de Luluzinha e Bolinha também publicaram seus últimos exemplares. Uma pena!

via luluteen
Espero que tenham gostado! Alguém aí relembrou a Luluzinha na sua infância? Ou tem alguém que ainda lê? Se alguém ainda tem exemplares da Luluzinha tira uma foto e me envia! Eu vou adorar!

Beijos!

3 comentários:

Sonia Cirino disse...

se é um disparate considerar gibi literatura não sei.
O que sei que meu fascínio por leitura começou com os gibis. Adorava! amava! colecionava!
Meus prediletos eram da Turma da Mônica, Pato Donald com seus Luisinho, Huguinho e Zézinho. Também o Riquinho.

Bom lembrar.
Beijão Ale

Aline Fonseca disse...

Nuossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! A Lulu já tem 80 anos!!!!
Afffffffffffffff!!!!
Muitas saudades de ler Lulzinha!
Eu tinha guardado até pouco tempo uma historinha deles fantástica, das rãs... rsrsrsrsrsrsr o Bolinha caçou rãs para vender num restaurante, as rãs escaparam. Putz, como ri!!! Mas, adivinha? Levei para os alunos e eles destruiram. Fica na memória!!! heheheheh
Beijossssssssssssssssss

Lu Evans disse...

Eu amava a Luluzinha. Até hoje gosto, apenas não leio mais. Quem sabe se eu encontrar alguns por aí. Excelente e nostálgico post.