21 de agosto de 2018

EU LI: Lagartas e borboletas (Ana Rapha Nunes)

Oi gente!

No último dia 11 levei minha sobrinha Maria Clara no lançamento do novo livro da Ana Rapha Nunes, escritora que admiro e apoio. A Ana é carioca mas mora em Curitiba desde criança e tem uma bagagem incrível na área de educação. Foi professora por muitos anos e pouco depois de lançar seu primeiro livro, em 2015, passou a se dedicar integralmente à Literatura.

Sorte dos leitores! Principalmente do público infantojuvenil, que identifica-se muito com a escrita da Ana Rapha, por abordar na maioria de seus livros conflitos e descobertas que transitam entre infância e adolescência. Sorte a minha também, que amo literatura infanto e tenho a alegria de fechar um livro como esse e dizer: - É disso que precisamos na Literatura!


"Lagartas e borboletas" é o quinto livro da escritora, que sempre buscou inovar em sua prática pedagógica e agora nos presenteia com histórias que não só encantam, como também ensinam. Esse livro tão delicado em aparência e tão profundo em essência, fala de relações familiares, inseguranças, afetos, transformações físicas e psicológicas da adolescência.

A história é narrada em terceira pessoa e conta sobre Lara, uma menina de doze anos que vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando seus pais decidem pela separação. Não bastasse isso, seu corpo está ficando diferente e as amigas da escola surgem com conversas estranhas. A gota d'água é uma viagem que aparece do nada e Lara se vê transtornada diante de tantas mudanças!

O desenrolar das situações diante de novos cenários fazem com que Lara, aos poucos, amenize sua revolta e passe a desfrutar das mudanças com novas perspectivas. A presença de uma pessoa da família que entra na história e com sua vivência e sabedoria faz toda a diferença, me lembrou de como estamos carentes desse tipo de mensagem nos livros contemporâneos.



Certamente é uma história que cria empatia e identificação com o leitor, principalmente na mesma faixa de idade da protagonista. A história é triste em vários momentos, mas junto com a protagonista, transforma seus pesadelos em perspectivas belas e cheias de cor, como lagartas e borboletas. =)

Se você gostou e quer conhecer os outros trabalhos da Ana Rapha Nunes, só clicar aqui.

Boa leitura!