9 de maio de 2016

Segundica Literária #14 - As Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Oi gente!

Hoje a Segundica Literária é para quem gosta de História! Há alguns anos adquiri um livro, porque sempre fui fascinada pelas Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Em pesquisas descobri que, segundo relatos, os gregos foram os primeiros a listarem as sete maravilhas do mundo e fizeram essa lista entre os anos 120 e 150 a.C. A lista é composta por sete obras arquitetônicas grandiosas e belas, construídas no período da Antiguidade Clássica. Obviamente a ação do tempo não perdoa e a única que resistiu ao tempo foi a Pirâmide de Quéops, no Egito, construída há quase cinco mil anos.

E nesse livro conhecemos a fundo as sete maravilhas: Além da Pirâmide de Quéops, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Ártemis em Éfeso, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Rodes e o Farol de Alexandria.



Eu me estenderei um pouco na minha maravilha preferida: os Jardins Suspensos da Babilônia! Ai gente, sou apaixonada por esses jardins, desde que, quando criança, lembro de ter visto uma gravura sobre eles, acho que em uma história bíblica, não lembro direito. Os Jardins Suspensos da Babilônia tem a data aproximada da construção em 600 a.C., às margens do Rio Eufrates. Era composto de seis montanhas de tijolos de barro cozido e com terraços cheios de flores e árvores. O acesso ao jardim era feito através de uma escada de mármore e segundo estudiosos, foi impressionante para a época o sistema de irrigação que eles produziram para levar a água do rio até as plantas. Acredita-se que os jardins foram construídos pelo Rei Nabucodonosor II, para sua mulher Amitis matar as saudades da cidade natal, que era montanhosa e florida.

The Hanging Gardens of Babylon - via pinterest

Esse livro de autoria de Peter A. Clayton e Martin J. Price detalha todas as sete maravilhas do mundo antigo, seu contexto histórico e curiosidades sobre a construção. Porém, fiz uma pesquisa e me parece que está esgotado nas livrarias, mas na Estante Virtual você encontra vários exemplares. Ainda assim, achei importante deixar essa super dica para quem curte História e Arquitetura.

Beijos!

1 comentários:

Asas à imaginação disse...

Adorei sua segundica....também sou apaixonada por História, por Arquitetura. Antiguidade - em todos os sentidos! - também é outra paixão.