28 de abril de 2023

EU LI: ÉTICA & ENVELHECIMENTO – Memórias e Reflexões de um Engenheiro de Trincheiras (João Carlos Cascaes)

Oi gente!

O tempo está escasso, mas continuo tirando um tempinho para prestigiar os colegas escritores que me oportunizaram as maravilhas das suas escritas. Hoje eu mostro uma leitura que fiz nos últimos tempos e que recomendo demais, por sua autenticidade e valor agregado nas experiências reais descritas na obra.


Li recentemente o livro do Cascaes, membro da ALJA que nos brinda com os registros e memórias dos momentos da Academia e seus participantes. Também não poderia deixar de mencionar a breve conversa que tive com ele no Piquenique Cultural de março. Foram quinze minutos que representaram horas de aprendizado. Conversar com alguém que tem a visão de mundo e vivência do Cascaes é um privilégio. Eu posso dizer que tive.

No seu livro, além da sua experiência de vida e trabalho, Cascaes nos permite conhecer um pouco do que pensa e procura praticar, nos dando exemplos valorosos de ética e poder de controle sobre o processo de envelhecimento, aprendizado que todos deveríamos ter. 

Ao refletir sobre a passagem do tempo ele nos afirma que “todo ser humano precisa aprender a envelhecer, a não temer a morte. A receita para isso está na felicidade. Ela é saudável e pode ser conquistada de muitas maneiras”. Grande ensinamento, Cascaes! Eu aprendi muito sobre isso durante os últimos anos de vida da minha mãe e hoje procuro prezar a paz de espírito, meditação, oração e reflexão como base de tudo que faço, pois a serenidade é fundamental para aceitarmos esses processos. 

Além dessas profundas reflexões, Cascaes também nos passa sua experiência profissional, como engenheiro eletricista. Destaco, entre muitas funções importantes que exerceu, a presidência da Copel por um período. Fala também sobre sua aposentadoria, mas nos dá um exemplo de profissionalismo ao abordar temas tão atuais no mundo corporativo, como inclusão, prevenção e sustentabilidade.

Uma obra tão rica deve ser divulgada! 

Abraços a todos!

0 comentários: