29 de fevereiro de 2016

Segundica Literária #6 - Trilogia Merlin

Oi gente!

Vamos à Segundica Literária da semana? Hoje eu escolhi uma trilogia cujo tema eu adoro, porém tenho uma história de leitora triste em torno dela para contar. E o que seria de mim se não pudesse contar histórias né? (rs). Pois bem. Tudo começou no final de 2006, quando um amigo, sabendo dos meus gostos por histórias medievais e principalmente, sobre Merlin e o Rei Artur, me indicou uma trilogia sobre a vida do mago, cujo primeiro livro chamava-se "A Caverna de Cristal". Ok. Procurei, encontrei fácil e adquiri. Lembro que fiz a leitura no feriado de Carnaval, em uma viagem para Dionísio Cerqueira, terra dos meus familiares.


Lógico que devorei o livro, porque ele simplesmente conta a história de Merlin desde sua infância, onde conhecemos Myrddin Emrys (seu nome original), desde os seis anos de idade. Sim! A autora, Mary Stewart, simplesmente revive o mito desse personagem tão amado por muitos leitores. Na história ele é o filho de uma princesa de Gales, que não revela o nome do pai de jeito nenhum. Então iniciam-se rumores de que ele seja o filho do demônio, principalmente depois que ele passa a ter visões e, para escapar da condenação, ele precisa se isolar nas montanhas. Lembro que um aspecto que me chamou a atenção na época foi que a autora, ao mesmo tempo que mostra o mago poderoso, também mostra o Merlin humano, onde muitas de suas atitudes não advém de seus poderes, mas de sua inteligência e da educação que ele recebeu de Galapas, um ermitão.

via Wizard Wonderland
Existem muitas interpretações a respeito do mito Merlin. Suas histórias mais conhecidas remontam do reinado de Artur e no início século X já haviam registros literários sobre ele. Mas quem foi na verdade Merlin? Um feiticeiro, um conselheiro real ou um profeta? Ou nenhum deles? Na trilogia a autora nos mostra um ponto de vista do próprio Merlin (o relato é em primeira pessoa!), do que foi a sua vida, ser acusado e condenado à morte, para depois tornar-se o guardião e conselheiro do Rei Artur. Interessante não? =)

Registros antigos de Merlin - via Wikipedia
Pois é. Agora vem a minha história triste. Depois que li "A Caverna de Cristal", fui procurar o segundo livro da série, "As Colinas Ocas". Quem disse que encontrei? Na época não era tão expert em achar livros raros como agora, cheguei a procurar em sebos e nada. E me recusei a ler o terceiro. Lembro que fiquei durante todo o ano de 2007 procurando, até que outras leituras me desviaram a atenção e desisti do assunto. Foi quando no final do ano passado descobri que a Editora Hunter Books relançou a trilogia. Eba!!!! Foi então que não perdi tempo, aproveitei uma oferta da Fnac.com e comprei os dois volumes que faltavam.


A capa miniatura é do primeiro volume, que não comprei porque mantive o meu. Embora eu ache que pode ter alguma diferença com tradução, talvez fosse interessante eu ter a trilogia nova completa. Preciso pesquisar isso antes de retomar a leitura. De qualquer forma, terei que ler o primeiro novamente, só lembro dos detalhes que comentei acima. Sim, é isso mesmo gente. Fiquei sem saber o restante da história por nada mais nada menos que oito anos! E agora, com tantas metas de leitura para os projetos e faculdade, nem tenho previsão a curto prazo de reiniciar a trilogia.


Mas independente de quando eu ler, eu li o primeiro e amei. Tenho certeza que será uma leitura agradável para todos os amantes do tema. A literatura que menciona Merlin é bem extensa, mas essa trilogia sem dúvida nos sugere algo diferente sobre o personagem, porque ele próprio é quem conta a história. Por isso, fica a dica! Se alguém já leu e gostou, me escreve contando! =)

Beijos!

0 comentários: