15 de fevereiro de 2016

Segundica Literária #4 - Meus 10 presentes literários inesquecíveis!

Oi gente!

Hoje é uma data especial para mim. Meu aniversário! E por isso, resolvi trazer como Segundica Literária 10 livros que marcaram minha vida. Claro que eu teria muitas outras leituras especiais e inesquecíveis para citar aqui, mas diferente delas, essas leituras me foram presenteadas. Depois me digam, presentear com livros é ou não uma ótima pedida para fazer a diferença na vida de alguém? Ao menos na minha, as leituras abaixo fizeram. =)

Post sobre esse livro aqui.
Quando criança não tive muitos livros. Eram artigos de luxo lá em casa. Mas "A bela adormecida no bosque e outras histórias bonitas" foi um dos poucos que ganhei dos meus pais. Lembro que li e reli diversas vezes, usava-o para brincar de escolinha, e não raras vezes, me pegava contando histórias para um público imaginário. Esse com certeza foi o livro que me deixou, até hoje, a paixão pelos contos de fadas antigos.

Post sobre esse livro aqui.
Ainda na infância, ganhei da minha madrinha esse exemplar de "Alice no País das Maravilhas". E obviamente, quem me acompanha sabe, que é uma das histórias que sempre me inspirou. Tenho uma série de postagens aqui no blog, com livros, curiosidades e presentes com tema Alice. Amo!

Se você gostaria de uma resenha desse livro, comente abaixo ou me escreva!
Essa mesma madrinha, como já contei em postagens anteriores, foi uma das pessoas responsáveis pelo meu amor aos livros. E quando eu tinha uns 10 anos mais ou menos, ela me presenteou com esse exemplar de Bernardo Cansi, "É tão fácil ser feliz". Um livro de contos, inspirador e delicado, que com certeza ajudou a implantar em mim, junto com os ensinamentos de meus pais, a maravilha de ver a beleza da vida nas coisas mais simples.

Se você gostaria de uma resenha desse livro, comente abaixo ou me escreva!
Agatha Christie foi uma das primeiras leituras mais intensas, já na adolescência. Embora sejam livros de suspense, investigação e tramas policiais, marcou uma época. Lembro que eu devorava um volume em uma tarde, e minha mãe me dava mil broncas, dizendo que eu ficaria "louca" lendo esse tipo de livro. Hahaha! Bom, acho que fiquei mesmo, mas "louca" por livros (rs). Até hoje amo ler um bom romance policial.

Se você gostaria de uma resenha desse livro, comente abaixo ou me escreva!
Perto dos meus 20 anos, ganhei do meu sobrinho, muito fã de Paulo Coelho, "O Alquimista". Sei que muitos criticam o autor, mas na minha vida ele fez toda a diferença. Foi esse livro que me fez acreditar que o universo conspira sim a nosso favor, quando temos um bom propósito. E que os únicos responsáveis pela nossa felicidade, somos nós mesmos. Na época eu estava iniciando minha carreira profissional, faculdade e vida amorosa. Acredito que um dos motivos de nunca ter abandonado minha essência veio dessa leitura.

Se você gostaria de uma resenha desse livro, comente abaixo ou me escreva!
Mais para frente, já formada e totalmente dedicada a minha carreira na empresa, estive em contato com um fornecedor de serviços. Sempre participava com ele de reuniões para alinhamentos de tarefas, ele era muito espiritualizado e não raras vezes, trocamos figurinhas sobre nossos modos de pensar. Até que um dia ele me presenteou com um exemplar de "O Futuro da Humanidade", de Augusto Cury. O livro me surpreendeu muito e dele carreguei mais lições para minha vida.

Se você gostaria de uma resenha desse livro, comente abaixo ou me escreva!

Em meados de 2004 ganhei de uma colega da empresa um exemplar da Marion Zimmer Bradley, "A casa da floresta". O livro conta os eventos que antecederam "As Brumas de Avalon" e foi meu primeiro contato com a escrita da Marion, dá qual sou fã número um até hoje, e que muito me inspira a escrever. Tenho uma série de postagens da Marion aqui no blog e atualmente leio a série Darkover, uma mistura de ficção científica com fantasia medieval, composta de vinte livros.

Se você gostaria de uma resenha desse livro, comente abaixo ou me escreva!

Em 2007, ganhei de outra colega do trabalho, uma pessoa que me ensinou muito inclusive, essa "beldade" aí. Pois é, acreditem. Esse livro nos ensina mesmo a entender um pouco da maneira de pensar do sexo oposto. Não que eu tivesse muitos problemas de relacionamentos, mas confesso que meus namoros até então eram bem conturbados...hehehe. Apesar de não curtir muito esse gênero de literatura, esse livro me ajudou muito. Às vezes achamos que os homens tem uma logística mental igual a nossa, e isso causa muitos problemas, porque esperamos por algo que nós faríamos. Embora haja controvérsias na psicologia sobre as diferenças nas reações emocionais entre homens e mulheres, eu duvido que alguém leia o livro e não se encaixe em pelo menos um exemplo listado lá, principalmente no que diz respeito ao criar situações desagradáveis apenas usando as palavras erradas. 

Post sobre esse livro aqui.
No final do ano passado, perto do Natal, eu estava procurando desesperadamente um exemplar de "Cartas do Papai Noel", de Tolkien. Não encontrava em lugar nenhum, até que descobri um exemplar em uma livraria na região metropolitana da minha cidade. Era empenho buscá-lo e desisti, não sem antes comentar com o marido (juro que não era a intenção! rs). Ao que dias depois, ele me surpreendeu ao chegar do trabalho, com o presente. Foi buscar o exemplar longe, mas soube que valeu a pena quando viu minha felicidade! Quem acompanha o blog sabe da participação de Tolkien na nossa história (rs). O livro é lindo, passou a ser especial para mim, além de ser outra obra de J. R. R. Tolkien, um dos meus ídolos da literatura.

Post sobre esse livro aqui.
E enfim, também recentemente, no final do ano passado, ganhei esse exemplar de "Saí da Microsoft para mudar o mundo", do projeto Pegaí Leitura Grátis, do qual sou voluntária. Fiz a resenha dele na última sexta-feira (link embaixo da foto), e se a curiosidade bater, só entrar lá para descobrir o motivo dele ter se tornado mais um na lista dos preferidos da vida.

Bom gente, a ideia foi mostrar alguns presentes literários que ganhei ao longo da vida, já que hoje completo mais um aninho e espero que muitos presentes literários ainda se acheguem por aqui. Claro que essas são minhas opiniões pessoais e os efeitos que esses livros provocaram em mim. De qualquer forma, ficam as sugestões para quem sentir-se curioso ou gostar de algum tema.

Beijos!

0 comentários: