25 de janeiro de 2016

Segundica Literária #1 - Escritores premiados com o Nobel de Literatura

Oi gente!

Conforme anunciado, hoje estreia a Segundica Literária! Uma extensão da tão visitada Segundica, criada em 2011, onde eu mostrava dicas de artes e reaproveitamento de material, sempre na segunda-feira, para começar a semana com muitas ideias. Como agora o foco do blog é outro, mas a Segundica continua tão amada e solicitada (rs), foi transformada em dicas literárias. E ideia aqui é o que não falta. Acompanhem porque não serão só de livros, mas de vários assuntos ligados à literatura.

E a dica de hoje é: obras de escritores premiados com o Nobel de Literatura!

Como surgiu a ideia? No final do ano passado, quando adquiri o Livro de marcar livros, me deparei com uma sessão do livro que indicava todos os ganhadores do Nobel de Literatura, ano a ano (exceto em casos extraordinários em que prêmio não aconteceu, períodos de guerras mundiais por exemplo). Automaticamente o tema se tornou uma de minhas metas de leitura de 2016, conhecer obras de autores laureados. E o primeiro que adquiri foi esse: VOSS, de Patrick White. 


E quem foi Patrick Victor Martindale White, além do ganhador do Nobel de Literatura de 1973? Como se isso fosse pouco né? (rs). White, nascido em 28 de maio de 1912, é descrito por muitos como um dos maiores romancistas da língua inglesa do século XX. De 1935 até sua morte, em 1990, publicou doze romances, duas coletâneas de contos e oito peças de teatro. Um ponto que me chamou a atenção e me fez escolher pontualmente esse livro, para compor minha lista, foi que obtive informações de que Patrick White foi um dos precurssores da técnica literária "fluxo de consciência". Como foi um dos temas que aprendi na faculdade no ano passado, fiquei curiosa. E sua obra "Voss" parece ser um exemplo claro disso, visto que tudo indica que a narrativa é altamente psicológica.

Patrick White via Wikipedia
E aí entramos um pouco no contexto do livro. Um romance épico, publicado em 1957 e baseado na vida de Ludwig Leichhardt, um explorador e naturalista prussiano do século XIX, que é reconhecido como um dos maiores responsáveis pelo mapeamento do continente australiano. Sua trajetória é um mistério, pois ele desapareceu no interior do deserto na sua terceira expedição. O romance é focado em dois personagens, o alemão Voss e Laura Trevalyan, uma mulher orfã e recém chegada à Austrália. O tio dela é o patrocinador das expedições de Voss, que parte então, em 1845, para cruzar o continente australiano. Porém, Voss e Laura mantém uma ligação que é intercalada na narrativa em paralelo às descobertas do explorador.

Imagem de Ludwig Leichhardt com um de seus mapas.

Tá parecendo que já li o livro né? Mas não! Ainda vai ter resenha! Essas informações eu consegui pesquisando, e agora sim, estou pronta para iniciar a viagem, que inclusive consegui encaixar no projeto de leitura "Tem que ler mesmo?", do blog Ipsis Litteris, da Nice Sestari. Que tal uma olhada nos detalhes do projeto aquiquem sabe não se animam em participar? O meu exemplar de "Voss" é usado. Uma edição de 1985, da Editora Nova Fronteira, que só encontrei na Estante VirtualTem vários lá e os preços variam de R$8,00 a R$47,00. 

E se quiserem seguir a dica mas não gostaram desse livro, só pesquisar ganhadores do Nobel de Literatura, vocês encontram os autores e suas obras. Só escolher! A ideia é não deixar autores e obras tão importantes caírem no esquecimento. =)

Então é isso minha gente! Espero que tenham gostado da primeira Segundica Literária! Apareçam!

Beijos!

3 comentários:

Lolô Artesanato disse...

Eu também gostei de algumas listas do Livro de marcar livros, já grifei os que li e pretendo também ler outros dessas listas, vou fazer um projeto no blog e canal do youtube sobre isso. Meta ler 100 clássicos, obras de importância e autores premiados (nobel, Pulitzer e Man book prizer for fiction) estrangeiros e também um outro projeto só que de obras da lingua portuguesa.
Fique de olho, hehehe
bjsss

Aline Salmon disse...

Nossa!!! Amei essa sinopse!!! Como uma apaixonada por história como eu, esse livro chamou muito a minha atenção!! Me conte depois amiga!!!! bjossssssss

Asas à imaginação disse...

Adorei sua nova Segundica, Ale! Gostei da escolha do livro e vou dar uma olhada no projeto que você citou...como ando meio preguiçosa para ler pode ser um belo ' empurrão '! Obrigada e um abração.
Marlei