27 de janeiro de 2016

Personalidades #12 - Charles M. Schulz

Oi gente!

Depois da Segundica Literária relembrando o Nobel de Literatura de 1973, eu resolvi entrar na onda das atualidades e embarcar na curtição dos Peanuts! O Snoopy fez sim parte da minha adolescência nos anos 80, mas não lembro de ter me aprofundado na época e lido as tirinhas. Gostava do personagem e só. Pois é. Olha o que perdi! Tenho lido as tirinhas dos "Peanuts", estou doida para ver o filme e agora pesquisei um pouco sobre o criador dessa turminha. Vamos relembrar?

Charles M. Schulz, cartonista e criador de “Peanuts”.
Resumindo a cronologia da sua vida, Charles Monroe Schulz nasceu em Mineápolis, em 26 de novembro de 1922. Filho de Dena Schulz (dona de casa) e Carl Shulz (barbeiro), era um adolescente tímido e solitário. Tinha o costume de ler com seu pai, aos domingos, as tiras de jornais. Foi quando seu pai notou sua habilidade para desenhar e o inscreveu em vários concursos. Depois da morte de sua mãe alistou-se no Exército dos EUA e em 1945 foi enviado para a Europa para defender seu país na Segunda Guerra Mundial, como líder da esquadra da infantaria. Quando deixou o Exército, trabalhou como professor de arte e assumiu que o queria mesmo era ser cartunista. Aliás, ele afirmava em entrevistas que já "nasceu cartunista". 

Um parênteses aqui porque me identifiquei. Acredita-se que a sua experiência no exército, onde praticou a liderança e tomada de decisões, foi fundamental no seu sucesso com os Peanuts. Sempre digo aos que perguntam sobre minha trajetória como escritora que, embora eu tenha iniciado na maturidade, o que aprendi na minha profissão e carreira profissional como administradora, tem feito toda a diferença no planejamento da minha carreira nas Letras. Porque o parênteses? Uma motivação para os novos talentos que me pedem aconselhamento: Nunca é tarde! =)

Carlos Shulz via globo.com
Voltando ao foco, Harper Collinns, autor da biografia "Peanuts e Shulz: A biografia" revela em seu livro que muitas das tirinhas de Snoopy são na verdade, uma espécia de autobiografia de Shulz. E seus personagens, sempre inspirados nas pessoas com quem ele convivia. Por exemplo, a Lucy tem a mesma personalidade impaciente e mandona da primeira mulher de Shulz.


O próprio Snoopy foi inspirado no cachorro da raça beagle de Shulz. E sobre seu amor platônico pela "garotinha ruiva"? Parece que houve mesmo uma inatingível garota ruiva, chamada Donna Mae Johnson, pedida em casamento por Shulz em 1950, mas que o recusou. A Patty Pimentinha foi inspirada na prima de Shulz, Patricia Swanson, porque ela se comportava como um molequinho e era bem rebelde. E Charlie Brown representa a própria infância de Shulz, cujo pai falava alemão e era barbeiro. Sempre foi o menor da classe, sofria rejeição e sentia que nada dava certo para ele.


Personagens de Peanuts surgiram em 1950 pelas mãos de Charles M. Schulz

A turminha Peanuts originalmente começou em uma história em quadrinhos chamada Li'l Folks, publicada entre 1947 a 1950. Oficialmente como Peanuts, a primeira aparição foi em 2 de outubro de 1950. O sucesso de Charlie Brown, Sally, Lucy, Patty Pimentinha, Marcie, Schroeder, Linus, Chiqueirinho, Woodstock e Snoopy. foi garantido e Shulz ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood em 28 de junho de 1996. 

Ele os desenhou por mais de cinquenta anos, até sua aposentadoria em virtude de um câncer, embora tenha falecido de infarto em 12 de fevereiro de 2000. Sua última tirinha, onde se despedia dos fãs e de seus personagens, foi publicada um dia depois da sua morte.

Última tira dos "Peanuts", publicada em 13 de fevereiro de 2000.
As primeiras animações dos personagens de Peanuts foram registradas na década de 60, quando a Ford Motor Company divulgou o carro compacto da Ford Falcon e os personagens apareceram em anúncios na televisão. Depois disso, "Charlie Brown Christmas", estreou em 1965 e por aproximadamente trinta anos os desenhos animados do Snoopy foram vistos na televisão.

Anúncio de carro: “Falcon ’61,” ©Ford Motor Company, Peanuts Worldwide, LLC.

Em Santa Rosa, na Califórnia, fica o Museu de Charles M. Shulz. Essa e outras informações históricas você encontra no site do museu. Só clicar aqui.


E eu não poderia deixar de registrar aqui na postagem as minhas tirinhas preferidas. O Snoopy escritor, lógico! Me divirto com essas criações. Amo! 


Para quem ainda não viu o trailler do filme, entre no clima e assista! E para os leitores de plantão, depois do trailler a divulgação da coleção completa das tirinhas, publicada pela LePM Editores. Eu ainda não o filme e nem tenho a coleção completa de tirinhas, mas sei que vou adorar ambos!!





Beijos!

0 comentários: