22 de dezembro de 2015

Diário de viagem - Buenos Aires #1

Oi gente!

E eis que eu, atrasada como sempre nos diários de viagem, fui cobrada que o ano está terminando e não postei a melhor viagem do ano, aquela que fizemos em maio para Buenos Aires! Hahaha! Então, atendendo a pedidos, conto em três postagens (porque é muita coisa) um pouquinho desse momento maravilhoso que juntou romantismo com homenagem, e foi tudo de bom!!!


Porque começo com a foto do avião? É que nossa viagem já começou com uma aventura! Depois de alguns contratempos com a companhia aérea ao embarcar em Curitiba, não chegaríamos a tempo em Guarulhos para embarcar no voo reservado. E outro voo para a Argentina só no dia seguinte. Resultado: nos colocaram em um avião turco, mega chique, voando de primeira classe. O serviço de bordo todo em turco, minha sorte é que o marido tem inglês fluente. No final das contas, vivemos a máxima de que "alguns males vem para bem". Repara no "lanche".


A viagem foi super rápida, tínhamos apenas o final de semana. Então nos cabia aproveitar ao máximo cada minuto e transformá-los em momentos inesquecíveis. Saímos de Curitiba sexta à tarde e chegamos no hotel em Buenos Aires tarde da noite. Jantamos e decidimos descansar para acordar super cedo no dia seguinte. A cerimônia da Literarte seria no sábado à noite, então teríamos o dia inteirinho para passear e conhecer a cidade. O hotel que nos hospedamos fica na frente do Obelisco, um dos pontos turísticos e mais centrais da cidade. A propósito, uma cidade muito poética!


Há anos eu sonhava em conhecer a livraria El Ateneo e então marido sugeriu que fosse o primeiro local a visitarmos, para que nenhum imprevisto me deixasse na mão (#melhormaridodomundo). Nos informaram que a livraria não ficava tão perto dali, que deveríamos pegar um ônibus. Então lá fomos nós esperar o busão, e quando entramos o motorista arrancou. Nos aproximamos para perguntar onde descia e ele estendeu a mão, perguntamos quanto era a passagem, ele nos olhou com uma cara estranha e mandou que seguissemos para o corredor. Depois descobrimos que eles não cobram passagem em pesos, precisávamos ter adquirido um cartão-passe. Ou seja, ganhamos o trecho. =)


Mas nem com o passeio gratuito, meu mundo interior sorriu tanto quanto a visita à livraria. Que momento particular épico! Inesquecível! Para quem não sabe, a El Ateneo foi eleita uma das 10 mais lindas livrarias do mundo. E um lugar desses, para quem ama livros, é a visão do paraíso! Quer ver fotos maravilhosas? Vai no Google e digita "El Ateneo" > Imagens. E delicie-se!



No final das contas percebemos que a livraria nem era tãooo longe assim do local onde estávamos, então decidimos conhecer melhor a cidade e voltar a pé. Descobrimos vários cantinhos não divulgados mas que valem muito a pena conhecer. Um deles é uma galeria sem nome em uma avenida movimentada, que nós batizamos como "Galeria do Rock". Porque lá dentro só dava lojas nerds, tatuadores e principalmente, muito rock and roll! 


Depois passamos também por uma praça (que não lembramos o nome e apelidamos de Praça dos Cachorros...rs), onde as pessoas deixavam os cães com um cuidador, que levava um a um para dar uma voltinha. Muito fofo! Parece que é normal parques com essa característica lá, e coincidências a parte, descobri que existem parques em SP, apelidados de "cachorródromo", onde os bichinhos fazem a festa! Um deles inclusive tem o nome de Parque Buenos Aires. 


Quando nos propomos a fazer render o dia, não estávamos para brincadeira. Depois de almoçar, fomos para o outro lado do centro, conhecer a Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina. Fica em frente a "Plaza de Mayo" e também contém o Museu da Casa do Governo, que tem uma vasta exposição sobre os presidentes na história do país.


A Casa Rosada é considerada internacionalmente por ter sido palco de importantes manifestações políticas e artísticas. Algumas áreas não estavam acessíveis mas conseguimos ver muita coisa e registramos muitas fotos. O problema é que não anotei o nome dos monumentos (como desse leitor aí) e agora não sei a quem me refiro (se alguém souber, please!). Mas é um leitor, então tá valendo!


Depois de sair da Casa Rosada ainda passamos pela Catedral (linda! mas as fotos ficaram escuras...), comemos no Mac Donald's argentino e paramos para experimentar a tradicional Quilmes, considerada uma das melhores cervejas argentinas. Tudo isso antes da cerimônia gente!


E por falar em cerimônia, é sobre ela que vou contar na próxima postagem. Aguardem!

Beijos!

0 comentários: