28 de agosto de 2015

Eu li #21 - Darkover #2 - Rainha da Tempestade

Oieeee!

Sabe o que mais me fascina na série Darkover? É que assim como Tolkien, que criou a Terra Média e todo um universo de personagens, Marion Zimmer Bradley criou um planeta inteiro! E de maneira extremamente criativa escreveu histórias independentes entre si, mas interligadas em uma série que prende leitores como eu, que tem ficção científica e fantasia medieval como gêneros preferidos. Por isso, para quem apenas ouviu falar ou conhece Marion pela famosa obra "As Brumas de Avalon", não imagina o que está perdendo em não ler Darkover! 

Bom, caso alguém queira uma prévia da série, pode acessar o post do primeiro livro em ordem cronológica: "A chegada em Darkover", para entender o início de tudo. Posso resumir que antes da chegada dos terráqueos no planeta, já havia vida inteligente, então da união dos chieri (como eles chamavam) e terráqueos, surgiram os darkovanos. "Rainha da Tempestade" se passa na chamada Era do Caos, quase três mil anos depois do primeiro livro, em um momento que o planeta estava dividido em vários clãs que guerreavam entre si. Havia muitos reinos, onde os nobres com sede de poder, procuravam casar seus descendentes de acordo com o nível de laran (poder psíquico herdado dos chieri). Sim! Até em Darkover os casamentos eram arranjados!

Algumas capas de "A Rainha da Tempestade" - Imagem de fundo: via discoverybrasil.com
Nesse mundo caótico e manipulador, conhecemos a história entrelaçada de quatro jovens protagonistas: Allart, Donal, Renata e Dorilys. Allart é um noviço que obedece regras rígidas, sai do mosteiro para um casamento obrigado e transforma seu medo em competência quando aprende a usar seu poderoso laran utilizando os ensinamentos recebidos pelos monges. Donal é filho adotivo de Lorde Aldaraan e meio-irmão de Dorilys, afetuoso, tranquilo e muito dedicado ao pai. Ele apaixona-se por Renata, uma mulher forte e determinada, que tem o poder de ler as mentes. 

Agora é o que há! Dorilys! A Rainha da Tempestade! Explico o motivo. Ela é a única herdeira legítima de Lorde Aldaraan e possui um poder raríssimo. Com seu laran, ela consegue controlar as variações climáticas, principalmente as tempestades. Só tem um problema, assim como ela as acalma, também as potencializa, de acordo com seu estado emocional. E a menina é geniosa, o que dá para entender porque todos sentem medo dela né? Imaginem que em um clima de guerra e na tentativa de manter o poder, Lorde Aldaraan decide casar Dorilys com seu meio-irmão Donal, contra a vontade dos dois, porque Donal é apaixonado por Renata. Dorilys está em transição para a maturidade e não tem controle algum do seu poder (Renata inclusive foi enviada ao reino para ensiná-la a controlá-lo), aí com a imposição do pai as confusões em sua cabeça só aumentam! É tenso!

"Towers of Darkover" by Richard Hescox
Como "Rainha da Tempestade" é o primeiro livro que se passa na Era do Caos, ele mostra várias tradições nos reinos, algumas politicagens (sempre!) e várias estratégias de guerra. Os darkovanos também usavam seu laran para fins indiscriminados. Por exemplo, fabricar o chamado "fogo viscoso", uma substância que queimava tudo que via pela frente, inclusive pedras. E enquanto não consumisse o que atingiu, continuava queimando. Em contra partida, conheci coisas boas, como as chamadas "Torres", que serão comuns em todas as histórias de Darkover, uma espécie de escola para onde são enviados darkovanos para serem treinados a controlar seu laran. De lá saem principalmente, monitores e guardiões, que me impressionaram pela sua capacidade de trabalhar com o mundo psíquico, inclusive se comunicando a distância ou teletransportando pessoas. 

Sim, Darkover tem histórias com um bocado de informações. Mas como comentei, é um universo único, criado genialmente por uma autora considerada por muitos como feminista. Pode até ser, mas eu acho bem interessante reparar nas personagens femininas, seus questionamentos e o fato de não entenderem porque não tem o direito de escolher e tomar decisões. E aquelas que não se submetem às regras descobrem que seus poderes vão além do que imaginam. Marion enfatiza muito o poder da mulher, valoriza sua capacidade e não deixa a desejar em seus personagens. Eu gosto disso.

"Darkover Idyll" - via Pyracantha
"Rainha da Tempestade" foi escrito em 1978 e reparei que é um dos livros mais queridos pelos fãs de Darkover. Levando em conta essa informação, acho que vale a pena a quem interessar experimentar a leitura. É uma história independente, se não gostar é só não ler os demais. Embora o próximo aqui no blog, "A Dama do Falcão", eu sinceramente gostei ainda mais do que este. Aff! Tá bom, eu sei, eu sou suspeita né? (rs).

Beijos!

2 comentários:

Color In the Box disse...

Amei a dica... ja tentei ler um livro dessa autora e não gostei... agora não me lembro do nome... mas era sobre o rei Artur !!!
Mas vc me deixou com vontade de ler esses... vou procurar !!!
Obrigada Ale !!!
Beijoooos

Aline Fonseca disse...

Huuuuuuuuuuum, sob seu ponto de vista parece super interessante!!!
Uma coisa eu digo: as ilustrações arrebentam! ;)
Obrigada, Ale, pela visita!
Adorei!
Tesouras sempre em punho! Não tem Silhouette que me tire este prazer!
Beijossssssssssssssssss