21 de julho de 2020

EU LI: As cinco pessoas que você encontra no céu (Mitch Albom)

Oi gente!

Já passou da hora de comentar sobre essa história por aqui. Desde que comecei o canal no You Tube, "As cinco pessoas que você encontra no céu", do autor Mitch Albom, já foi citado em vários vídeos sobre leituras da vida. Embora eu tenha conhecido a adaptação antes, já fiz leitura e releitura dessa obra tão significativa para mim.


"As cinco pessoas que você encontra no céu" é um daqueles livros que afaga meu coração, por isso reli recentemente para enfrentar algumas dificuldades por aqui. Meu primeiro contato com a história já fazem alguns bons anos, foi assistindo a adaptação de 2004, dirigida por Lloyd Kramer. A dica foi do meu sobrinho, que sempre me indica ótimos livros e filmes, por termos alguns gostos em comum.



Um dos motivos para não ter feito ainda uma postagem sobre ele é que, seja lendo o livro ou vendo o filme, me preencho de uma vontade de falar muito sobre, porém quando tento as palavras somem. Desenvolvi uma teoria para isso. Essa história me desperta muitos sentimentos, sensações profundas difíceis de serem traduzidas em palavras. Agora decidi tentar.

A história é sobre Eddie, um senhor que trabalha em um parque de diversões, como responsável pela manutenção dos brinquedos. Conhecido pelas crianças como "Eddie Manutenção", o conteúdo do seu crachá de identificação. Eddie é um idoso sério, um tanto amargurado, mas que leva sua profissão com toda a responsabilidade, sempre preocupado em checar os brinquedos para garantir a segurança de todos. Algo acontece (e é algo que faz relação com a mensagem do livro) e um dos brinquedos acusa uma falha, em funcionamento. Tentando salvar a vida de uma criança, Eddie morre.

Então você me pergunta: - Mas morre assim, logo no início do livro?

Sim. Porque a jornada de Eddie vai começar após a sua morte. Quando ele encontra suas cinco pessoas. 

Então você me pergunta de novo: - Como assim, cinco pessoas?

A história usa como simbolismo as cinco pessoas, para explicar como as vidas terrenas são entrelaçadas, independente das pessoas se conhecerem ou não. E o principal e o que mais me toca: como uma pessoa pode impactar na vida de outra, seja de forma positiva ou negativa, muitas vezes sem nem saber disso! Como um pequeno gesto pode transformar sua vida para sempre.

Você entenderá isso melhor acompanhando o passado de Eddie, desde sua infância. Conhecerá durante a narrativa seus sonhos de menino, suas decisões na juventude, suas conquistas e fracassos. Tudo que o tornou o homem que era antes de morrer, sua frustração por achar que sua vida não valeu à pena, porque abriu mão do sonho de ser engenheiro para lutar na guerra. Enquanto tenta descobrir se conseguiu salvar a menina no parque de diversões, Eddie encontra suas cinco pessoas e com cada uma delas aprende uma lição. Inclusive a de que nada existe por acaso e que estamos todos ligados uns aos outros. 



É obviamente este um dos motivos deste livro me tocar tanto. Porque compartilha com o que acredito. E sempre que sinto vontade de pensar sobre o legado da minha vida, retorno à história de Eddie. "As cinco pessoas que você encontra no céu" é um livro para se ler nos momentos em que nos sentimos fracos e inúteis. Ele nos lembra que em momento algum desperdiçamos nossa vida e que pequenos gestos podem mudar o destino de outras pessoas para sempre. Um gesto de bondade pode ser nada para você, mas pode ser decisivo na vida de outra pessoa. O livro também nos alerta para o efeito negativo. O quanto nossa impulsividade e egoísmo momentâneos também interferem em outras vidas.

Para quem acredita na continuidade da vida após a morte, a leitura é um prato cheio. Principalmente porque temos sempre aquela impressão que reencontraremos as pessoas mais próximas, os entes amados ou familiares. Na história de Eddie, as coisas não são bem assim. E minhas crenças fazem com que eu trilhe junto com Eddie sua trajetória, me surpreendendo, me assustando, me emocionando.

"As cinco pessoas que você encontra no céu" certamente nos mostra uma forma diferente de entender a vida e a morte. Não precisamos de nada grandioso para deixar um bom legado. Tudo está conectado e temos diariamente o poder de impactar vidas. Que o façamos de maneira positiva!

Boa leitura!

2 comentários:

Liana disse...

Eu não creio em vida após a morte, embora tenha muita vontade de acreditar. Mas me pareceu um livro interessante. Atendo pessoas que têm essa crença muito forte e vejo o quanto ajuda nos grandes transes

Carlos disse...

Maravilhosa resenha, Ale! Conseguiu expressar fielmente o que sentimos ao ler/assistir essa obra incrível!