21 de setembro de 2016

Eu li #85 - O Dragão de Gelo

Oi gente!

Existe sempre uma polêmica entre os fãs de "Guerra dos Tronos" e os "alienados" né? Tipo eu...hahaha! Falei sobre isso no vídeo das leituras do mês de agosto, só clicar aqui para assistir. Aí que quando eu falo que não assisto Guerra dos Tronos, o povo fica abismado. Como assim? Justo você? E eu replico: Como assim digo eu! Como assim justo eu? E o debate se inicia. 

Acontece que, se alguém que me conhece muito se admira, eu entendo. Porque a pessoa sabe meus gostos literários e cinematográficos e sim, é inacreditável que eu, fã assumida de literatura épica e fantástica, não tenho lido George Martin nem assistido ao seriado. Então expliquei no vídeo que antes de assistir, quero ler os livros. E não me encorajo em ler aquele "mundaréu" de continuações simplesmente porque amo o tema, e vou largar tudo em paralelo para acompanhar. Estou em uma fase de muito estudo e aprendizado, com a faculdade de Letras e contato com a Literatura como cultura e componente das transformações da humanidade ao longo da história. E isso não é pouco gente, tem assunto "prá mais de metro", como dizia meu pai. Tenho sido muito eclética nas leituras, experimentado, vivenciado, inclusive com as leituras da faculdade. Então, sinto muito, agora não dá.

Mas eis que o Ítalo, meu colega de sala, sugeriu então que eu apenas conhecesse a escrita do autor, lendo a sua obra infantil, "O Dragão de Gelo". Sugestão que acatei e concluí em menos de dois dias, porque como disse, amo a temática esse sim, sendo livro infantil, me tomou pouco tempo. Aliás, a edição é tão linda que levei mais tempo admirando-a do que lendo a história, que é bem curta. =)


Em "O Dragão de Gelo", vamos conhecer a história de Adara, uma menina muito quieta que nasceu em um rigoroso inverno que levou sua mãe durante o parto, deixando em sua filha marcas visíveis do acontecimento. Adara era pálida e fria. Não chorava nem demonstrava seus sentimentos. Ela vivia no Norte com seus pais e dois irmãos.


Adara, ao contrário do povoado, sentia uma grande intimidade com o Dragão de Gelo, temido por todos por trazer o frio e fome. Ela, no entanto, aguardava ansiosa o inverno e sua chegada. Ainda pequena já conseguia montá-lo e quando o reino se tornou ameaçado por um exército de Dragões inimigos, essa amizade foi colocada à prova e muitas mudanças determinariam o futuro dos dois. 


Em uma história infantil não dá para se estender muito na resenha, sob o risco de spoilers, mas o que mais me chamou a atenção foi a riqueza de detalhes em uma história tão breve. Acho que dá para entender mesmo a escrita do autor e o motivo de seus livros terem tantos personagens, como dizem. E como disse no início da postagem, a edição é digna de uma boa parada para admirações. Um capricho imenso no visual que a Editora Leya demonstrou, que dá gosto de olhar! Detalhes em dourado, capa com gramatura grossa (não chega a ser capa dura mas bem melhor que a tradicional), ilustrações belíssimas do espanhol Luis Royo e uma linda história para se contar.

Beijos!

0 comentários: