2 de junho de 2016

Eu li #70 - A Casa de Papel

Oi gente!

Hoje trago uma mega sugestão de leitura que eu descobri lá no canal Caraminholas, da Juliana (ou Jota). A Jota falava de livros essenciais para a vida e citou "A Casa de Papel", do escritor argentino Carlos Maria Dominguez. É um livro difícil de encontrar para venda, mas como "os livros nos encontram", estava eu no sebo procurando "algo" até que literalmente eu TROPECEI no livro (sim! ele estava caído entre duas pilhas de livros no chão...rs). Claro que levei, li, gostei e aqui está!



"A Casa de Papel" é um livro pequeno, mas com um grande significado. Dominguez nos presenteia com 98 páginas de um romance que é basicamente uma linda reflexão sobre a arte da leitura e a prática de colecionar livros. Nos mostra comportamentos de colecionadores de livros, com todas as manias e estranhezas de todo colecionador (não só de livros). E ao mesmo tempo, nos chama a refletir sobre as consequências desse comportamento quando seus limites não são determinados. Existe algum perigo quando essas manias chegam ao extremo? Até onde eu pode-se cheiras, guardar, catalogar, conviver com os livros, sem ser considerado um louco? Deve o colecionador guardar todos os livros que leu, que lerá e que não lerá? Quando e onde deve parar? Em meio a essas reflexões o autor faz menção a vários escritores famosos e suas particularidades.


O livro é curto e a leitura é rápida, mas ao terminar fiquei com a impressão que perdi tanta coisa! Então com certeza farei uma, quem sabe até mais releituras dessa maravilha que só enriquece nossa experiência com o amor pelos livros!

Beijos!

0 comentários: