22 de fevereiro de 2016

Segundica Literária #5 - Encontro literário! Una o útil ao agradável!

Oi gente!

Hoje a Segundica, além de abordar ações que incentivam a leitura, vai mostrar um pouco de uma tarde maravilhosa que compartilhei com as amigas literárias curitibanas! Sim! Eu era responsável pelo encontro do mês e decidi organizar, além do encontro, algo como um bazar de troca de livros. E aproveitei o embalo para comemorar meu aniversário no melhor estilo literário que existe, o que juntou livros com amizade, boas conversas e lindas ações.


As meninas foram chegando e me surpreendendo com a quantidade de livros que trouxeram. Era para ser uma troca entre as amigas, e caso sobrasse algum volume ou outro que alguém quisesse doar, eu aceitaria para direcionar ao projeto de leitura grátis que sou voluntária. No final das contas, elas se empenharam e desapegaram mesmo!

Analu, eu, Lu Yaros, Iracélia, Salete e Ana Picolo (a Sandra foi a fotógrafa)
Depois que a Sandra, Eliane e Stella chegaram (só faltou a Vivi por motivos de trabalho), partimos para a comemoração. Como haviam mais aniversariantes por perto (de final de janeiro e fevereiro), preferi dividir o "mico" com as amigas e chamei-as para a mesa comigo (rs). Goluseimas não faltaram, relembramos as festinhas "americanas" e as meninas capricharam nos quitutes. Era muita gostosura para uma tarde só! Hahaha!

As aniversariantes de janeiro e fevereiro (Analu, Ana Picolo, Sandra e eu)


Além daquela junção de molduras ali atrás do bolo, também inventei uns quadrinhos de última hora, para compor o tema. Além de não ser a "maga" do scrap, e também com pouco tempo para decorar o espaço, achei que simplicidade cairia bem com o tema. Afinal, o foco eram os livros, e esses nós tínhamos de sobra ali! Até a minha mãezinha, "mestra do tricô e crochê", ajudou confeccionando marcadores de livros de crochê, que eu enrolei em uma cestinha e distribui como mimo do encontro.




Depois dos comes, nos reunimos para discutir o livro das férias, o clássico de Gustave Flaubert "Madame Bovary", que gerou uma longa conversa e altos debates! E agora posso soltar a resenha, que estava guardando para depois do encontro. Ufa! Livrinho difícil de dizer se gostei ou não. Um enredo polêmico, principalmente no que diz respeito ao papel da mulher. Então imaginem só nove mulheres (a Eliane fotografou) discutindo o livro? Hahaha! O tema rendeu! Mas encontros literários são assim, o papo é livro e ponto final. Caso contrário, não é encontro literário oras!


Após os debates ficamos sabendo das sugestões de leitura da Salete, responsável pelo próximo encontro. Ela trouxe as quatro opções abaixo, a escolha foi difícil, ótimos temas e autores, mas a votação da maioria escolheu o título "Livre", da autora Cheryl Strayed. E eu já fiquei curiosa em saber um pouco da história!


E dali para a frente, as meninas iniciaram a troca de livros.  E só alegria! Discutiam títulos em comum, leituras passadas, metas literárias, gêneros preferidos. O legal da literatura é isso. Proporciona uma incrível troca de experiências, porque muitos outros assuntos são resgatados, vindos de algum tema literário discutido. Foi assim que anoiteceu e o papo continuava rolando solto!





A sensação ao final do encontro era maravilhosa! Além de dividir uma tarde única com boa companhia, trocando nossa paixão por livros, acabei com um saldo de 140 livros doados! As meninas decidiram por deixar todos os livros não trocados para doação e eu nem tenho palavras para agradecê-las pelo gesto. Com certeza, essa ação beneficiará muitas pessoas que tem vontade de ler, mas não tem acesso aos livros. Uma frase sempre presente no Pegaí Leitura Grátis é que "livros parados na estante não mudam a vida de ninguém!"

Bora doar livros e mudar a vida de alguém? Ou apenas trocar livros com os amigos para ampliar seu leque de leituras? Seja como for, unir um encontro especial com literatura é bom demais! Fica a dica!

Beijos!

4 comentários:

Lolô Artesanato disse...

Como queria um grupinho desses por aqui para participar!
Muito legal a iniciativa de doar, desapegar...
Quando for dar uma geral na minha estante, vou ver se separo alguma coisa pra te mandar.
Beijos

Ana Luisa disse...

Ale, o encontro foi ótimo, e poder ter o prazer de se reunir com pessoas que tem a mesma paixão por livros e leituras não tem preço!!
Que possamos repetir por mais vezes a delícia que foi este encontro e que da mesma forma, o seu trabalho voluntário seja um sucesso e que mais pessoas possam ser agraciadas com o prazer da leitura!!

Bjs,

By Neymes disse...

Estou só imaginando como foi boa essa tarde,Parabéns a todas as aniversariantes e boa leitura para o próximo encontro.Beijos.Valéria.

Gildett de Marillac disse...

Que encontro maravilhoso, rendeu muito, isso é que é festa. Mas vi o dedinho da scrapper por ali...Bjs