20 de maio de 2014

Série Vaga-Lume

Oie!

Vamos voltar a falar do Sebo? Hoje vou falar de livros da década de 70/80. Quem lembra dela? Da Série Vaga-Lume! Eu conheci na escola e A-D-O-R-A-V-A!!! 
Para quem não conhece era uma coleção de livros lançada pela Editora Ática a partir de 1972, cujas obras eram voltadas principalmente para o público infanto-juvenil. Eu li muitos livros dela entre meus 10-14 anos. Ao longo do tempo, a coleção teve várias alterações no formato e diagramação, mas com certeza algumas capas clássicas se tornaram inesquecíveis. Por exemplo, eu amava os livros policiais do saudoso Marcos Rey: "O mistério do Cinco Estrelas", "O rapto do Garoto de Ouro", "Um cadáver ouve rádio", "Sozinha no Mundo", todos esses romances juvenis escritos entre 1981 e 1984. Eram cheios de suspense, eu devorava!!


Os primeiros livros de Marcos Rey que eu li.

A Série Vaga-Lume foi escolhida em muitas escolas como objeto de estudo e incentivo da leitura. Foi assim que conheci, todos os livros tinham um suplemento no final, com questionários e várias atividades para o leitor, e no meu caso, sempre valiam nota. Mas eu gostava mesmo era de ler, e não das atividades. Ficava resmungando para responder os questionários porque queria logo começar a ler outro livro (rs). Depois que lia os obrigatórios, emprestava os outros, um a um, da biblioteca da escola. Não li todos da coleção pois eram muitos, mas uma boa parte! 

Agora, mais recentemente, li uma notícia que me deixou muito feliz. Que para comemorar os 40 anos da série, esse ano a editora pretende lançar versões digitais e olha a notícia master: No final de 2013 começam as filmagens de "O mistério do Cinco Estrelas" !!!! Uhuuu!!! Um dos meus preferidos! Quer saber detalhes? A notícia tá na Folha de S. Paulo, aqui e aqui.

Os personagens principais de Marcos Rey são Léo, Gino e Ângela. Um trio de jovens amigos que acabam detetives em busca de solucionar mistérios. A sintonia dos três é muito bacana e as histórias são daquelas que prendem a gente de verdade. 

Mas a Série continha livros de diversos autores e gêneros. Como "A ilha perdida"  e "Éramos seis" (Maria José Dupré), "Xisto no espaço"  e "O caso da Borboleta Atíria" (Lúcia Machado de Almeida), "Menino de Asas" (Homero Homem), "Tonico" (José Rezende Filho), "A serra dos dois meninos" (Aristides Fraga Lima), "O feijão e o sonho" (Orígenes Lessa), entre outros.


A Série em visual moderno! Novos títulos, novas capas.

É isso! Se quiserem saber mais, aqui tem outros detalhes e títulos da série. Eu adorei escrever este post. Relembrar os livros que lia na infância e adolescência, são no mínimo poções de boas lembranças prá mim. Tem histórias que lembro dos detalhes, onde li, em quanto tempo, a parte que mais me marcou. E você? Alguém lembra dessa série? Tem algum livro que marcou? Me conta!

Beijos!

3 comentários:

Mi Asanome disse...

Ale! Adorei o post!

Assim como você, também conheci os livros na escola, quando estava no ensino fundamental. A professora da aula de português, quando estava na sexta e sétima séries, levava estes livros pra sala e a gente lia no horário da aula mesmo, isto na década de 80, lá no interior de Minas Gerais, onde morava. Adorava essa coleção, principalmente os de mistério.

Os títulos que me vêm à mente e que lembro de ter lido são: O Rapto do Menino Dourado, O Caso da Borboleta Atíria, O Escaravelho do Diabo, Éramos Seis, A Ilha Perdida... tem tantos, né?

Mas já que você me perguntou, acho que um dos que mais gostei foi "O Menino de Asas"... lembro de ter dado uma vontade de chorar no final do livro, mas, como tava em sala de aula, me segurei bastante! : )

Beijos,

Mi

Elis disse...

Alê, adoooro! Li vários na escola, alguns indicados pela professora,outros eu corria para a biblioteca no final da aula para ler. Sempre gostei de ler, mas essa coleção foi, sem dúvida, a mola propulsora da minha paixão pela leitura. Guardo boas lembranças de Tonico e Carniça; A Ilha Perdida; A Turma da Rua Quinze. Adorei post! Bjão!

scrap by Dri disse...

Nossa que saudade que me deu!!! Eu também li na escola alguns para a aula e outros na biblioteca :)
Não sei qual é o que mais gostei, acho que o rapto do menino dourado.
Adorei esse post.
Bj