2 de dezembro de 2021

TEMPO DE ROBÔS (Coletânea organizada por Valter Cardoso, Ale Dossena e Rafael Duarte)

Oi gente!

E chegou a hora de divulgar mais uma produção em meio à pandemia: a coletânea "Tempo de Robôs", organizada por mim, junto com Valter Cardoso e Rafael Duarte. Ela faz parte de um projeto que idealizamos, a coleção "Tempos", que começou com a temática "Tempo de Dragões" e depois trouxe "Tempo de Exploradores".

A seleção foi feita como nas anteriores, garantindo uma obra diferenciada não só no aspecto literário, mas em revisão, apresentação e projeto gráfico. Seguindo os padrões do NLCAC, além da revisão gramatical, todos os contos foram analisados com profundidade, quanto a criatividade, narrativa, desenvolvimento dos personagens e demais detalhes que os tornem obras literárias de grande apreço. 

A parceria com a artista plástica Ales de Lara continua e ela foi responsável pela capa. 


Convidamos para prefaciar o livro Edson Pedro Ferlin, renomado professor atuante em Curitiba e que foi meu professor na faculdade de Sistemas de Informação. O currículo do Ferlin é tão extenso que tivemos dificuldades de incluir tudo no banner, então aqui vai o complemento:

Ferlin também é escritor e empresário, autor e co-autor de mais de uma centena de trabalhos técnicos-científicos, publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais.  Tem livros, capítulos de livros publicados e diversas produções técnicas-científicas. Publicou trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais e recebeu diversos prêmios e/ou homenagens. Membro e Conselheiro da ABENGE (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia) e do IEP (Instituto de Engenharia do Paraná). Coordenador da Câmara Técnica de Smart Cities do IEP (Instituto de Engenharia do Paraná). Revisor de periódicos internacionais (IEEE Transactions on Very Large Scale Integration (VLSI) Systems, The Journal of Supercomputing e outros) e também de congressos nacionais e internacionais. Avaliador de projetos para Agências de Fomento. Avaliador para Reconhecimento de Cursos de Engenharia e de Computação do INEP/MEC. Palestrante nas áreas de Educação, Tecnologia e Engenharia. 


Nós, organizadores, também contribuímos com histórias sobre robôs. Para mim, especialmente, foi um grande desafio escrever sobre um tema que não domino, em um ano de bloqueio criativo. Mas saiu. Abaixo uma breve sinopse dos nossos contos.

Sinopse: Um casal foge de animais que os perseguem e se refugiam numa construção ancestral que guarda segredos com os quais eles jamais sonhariam.

Sinopse: Um robô questionador desenvolve habilidades de pesquisa e escrita e, enquanto lê aventuras descobre que sua busca vai muito além do que o mundo tecnológico proporciona.

Sinopses:
TECMAG: Um androide parte numa missão de resgate e descobre um mundo paralelo onde a tecnologia é uma rara exceção.
PRIMEIRO ENCONTRO: Quando se conhece alguém pela Internet, nunca é possível saber se quem está do outro lado do monitor é realmente quem diz ser. Haitta era exatamente quem dizia ser. Ou será que não?

E agora vamos conhecer os autores selecionados, com seus respectivos contos? Percorram os banners individuais com as informações do autor e uma breve sinopse na descrição da imagem. 

Sinopse: Serena Dama é uma senhora de quase 90 anos que tem Rebeca como cuidadora, uma robô fabricada especialmente para a função. As duas moram sozinhas e tem uma rotina regrada e calma. Até que problemas funcionais começam a aparecer...


Sinopse: O que garante a “humanidade” de alguém? O fato de ser de carne e osso? As atitudes? Sentimentos? Storge era um androide criado para se auto desenvolver e criar sentimentos. Seria isso bom ou mau? E a falta de humanidade de alguns humanos?

Sinopse: Uma cidade habitada por robôs é invadido por militares humanos armados. Depois de um conflito inicial, os humanos são detidos e as duas partes tentam negociar: queriam levar de volta para a sociedade humana a cientista responsável pela tecnologia da cidade e sua filha. Os robôs, por outro lado, têm seus próprios planos e, mais importante, a filha da cientista também.

Sinopse: Benjen é o melhor funcionário de uma empresa que caça androides através de simulações virtuais de encontros românticos. É sua função descobrir quem são os verdadeiros humanos, e quem são os robôs que fingem ser humanos, com um experimento simples, que detecta se a pessoa sabe que está em uma simulação ou não. Porém, tudo muda quando uma funcionária nova, Lara, tenta alertá-lo sobre seu verdadeiro papel ali. Afinal, será que ele mesmo consegue reconhecer o que é simulação e o que é real?


Sinopse: Aurora não teve amigos, pelo menos não amigos humanos, o metal frio que lhe dava colo tinha nome, mas também tinha sonhos. Ela cresceu cercado por máquinas, em um mundo que aprendeu a temê-las, robôs seriam permitidos apenas se não imitassem humanos, se não fossem capazes de pensar sozinhos... mas Aurora não via o mundo sob o mesmo véu do medo que cobria os olhos da multidão.


Sinopse: Em um futuro próximo, a irmã do protagonista aposta que ele não vai conseguir cuidar de um bebê, e deixa sob seus cuidados um bebê robótico que simula um real.


Sinopse: Depois que os humanos foram extintos por conta de um vírus, os últimos robôs começaram a parar de funcionar e a natureza se apossou da Terra novamente. O último remanescente, é Mark, um autômato que vaga pelo mundo buscando entender a si mesmo e sobreviver um dia após o outro para cumprir seu ritual anual, uma simples ação que pode ser a mais importante de sua existência.


Sinopse: Com o advento das viagens e comunicação intergalácticas, a humanidade passa a enviar naves inteligentes com robôs colonizadores para todos os cantos do universo afim de encontrar um novo e compatível lar. A mais bem sucedida destas empreitadas entra em um estado de estagnação por vários ciclos. Um robô é escolhido e enviado em uma pequena nave para entender e corrigir o problema.


Sinopse: Um robô de uma classe especial de soldado faz um relatório de uma luta contra um inimigo dos humanos ocorrida num campo de batalha assombroso, com um resultado surpreendente.


Sinopse: Apenas um trabalho extra: recuperar três robôs que deixaram de se comunicar com a base na Terra, enquanto procuravam por sinais de vida alienígena na superfície do planeta Luminus V. O que poderia dar errado?

O processo de diagramação já está em andamento e logo poderemos viajar nessas histórias tecnológicas e futuristas. Acompanhem as notícias em nossas redes sociais e não percam as postagens de lançamento. Teremos o lançamento do e-book pela Amazon e na sequência o lançamento da versão física. 

Até mais!

0 comentários: