2 de junho de 2020

TEMPO DE DRAGÕES (Coletânea organizada por Valter Cardoso, Ale Dossena e Rafael Duarte)

Oi gente!

Hoje é dia de divulgar os detalhes da coletânea "Tempo de Dragões", organizada por mim, junto com Valter Cardoso e Rafael Duarte, amigos escritores do NLCAC - Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro. Os contos recebidos nos surpreenderam não só pela quantidade, como também pela qualidade! Desde o planejamento da coletânea, estipulamos uma quantidade aproximada de contos a ser publicada, para garantir uma obra diferenciada não só no aspecto literário, mas em revisão, apresentação e projeto gráfico.

Seguindo os padrões do NLCAC, além da revisão gramatical, todos os contos foram analisados profundamente, quanto a criatividade, narrativa, desenvolvimento dos personagens e demais detalhes que os tornem obras literárias de grande apreço. Apesar de trabalhoso, tivemos uma deliciosa experiência, conhecendo dragões dos mais diversos tipos e locais do mundo. Nossa coletânea ganhou até uma participação internacional!


No meio do projeto, uma surpresa boa. Firmamos uma parceria com a artista plástica Ales de Lara, que foi responsável pelas artes internas e pela capa. Agora, além da diagramação caprichada que planejamos, cada conto terá uma imagem exclusiva.


Uma participação muito especial foi a do escritor Christopher Kastensmidt, que fez o prefácio da coletânea.



Nós, organizadores, também contribuímos com histórias sobre dragões. E eu confesso que foi um dos contos que mais gostei de escrever. Abaixo uma breve sinopse dos nossos contos.

Sr. Henry, proprietário de um antiquário na Inglaterra, atende seus clientes com atenção e cordialidade. Mas nem imagina que um dos objetos nas suas prateleiras, revela uma trágica história de amor do passado.

O dia a dia em uma produção cinematográfica de baixo orçamento revela uma enorme e perigosa oportunidade para o ambicioso diretor durante os testes para o elenco.

Uma fada, para salvar sua tutora e amiga de um envenenamento, precisa buscar um conhecimento esquecido há muitos séculos. Só alguém muito longevo pode lembrar-se dessa sabedoria ancestral, mas há um grande perigo envolvido na procura.

E agora vamos conhecer os autores selecionados, com seus respectivos contos? Percorram os banners individuais com as informações do autor e uma breve sinopse na descrição da imagem.

Dragões geralmente remetem ao imaginário de uma Europa Medieval, com castelos, cavaleiros e princesas. Mas como seriam em outros lugares? Como seriam os dragões de um Brasil na época colonial? Como seria seu combate com índios tupis e bandeirantes, ao invés de cavaleiros com armaduras brilhantes? É o quadro que este conto tenta pintar, trazendo a cultura de dragões às terras tupiniquins e mostrando que aqui também há espaço para lendas destas gigantescas criaturas.

Após séculos de animosidade, o Povo Dragão do Principado de Skamandra finalmente enviou um embaixador para negociar um tratado de amizade com a cidade de Flândria. Hospedado no palácio do governo, ele se mostra muito amável, mas seus constantes rugidos e agitação deixam todos nervosos. Também inquieta, mas empenhada antes de tudo em garantir o bem-estar do hóspede, Yolanda, a governanta do palácio, acaba por descobrir algo sobre os dragões que escapa ao conhecimento dos maiores estudiosos de Flândria.

Há quinhentos anos, aventureiros invadiam os covis de dragões que aterrorizavam a população para roubar seus tesouros. Mas, hoje em dia, dragões trocaram suas cavernas por arranha-céus, e usam seguranças particulares e cofres de última geração. As coisas ficaram bem mais difíceis. Difíceis, mas, como três audaciosos ladrões vão provar, não impossíveis.

Um nobre franzino e obcecado pela glória de seu antepassado fará de tudo para demonstrar seu heroísmo. Até tentar matar um dragão, com a ajuda de seu fiel e fortíssimo criado Teleguim.

Erick está perdendo algo de valor: seu humano de estimação. Sem rumo, ele busca a ajuda do único que pode curá-lo, seu tio Shiukan. No entanto, ao invés de ajudá-lo, Shiukan mostra a Erick que a morte está mais próxima do que ele imagina. Em meio ao desespero, Erick recebe do seu tio mais do que simples conselhos e descobre o que realmente tem valor e faz valer a pena viver.

Juquinha e Alcides amanhecem num sábado esquisito, com ar cheirando a mofo. Nesse dia, as comunicações não funcionam e ambos perambulam pelas cercanias, encontrando vários ninhos de ovos esverdeados e malcheirosos. Quando os ovos se quebram, surgem muitos filhotes de dragão, que vão aterrorizar a cidade. Dirigindo-se à prefeitura, vão descobrir que a humanidade está sem saída e que foi dominada por reptilianos que se aliaram aos dragões. 

Nesse conto, que mistura episódios históricos, lendas e fantasia, o leitor conhece o dragão Gregório, o inusitado guardião do Santo Graal. Para desempenhar a importante função, Gregório finge ser uma estátua no topo de uma antiga igreja. Seu tempo de serviço está quase terminando e logo será substituído por outro guardião. Ele relembra aventuras e faz planos para o futuro, mas, no final, nem tudo sai como programado.

Devido ao seu poder destrutivo, os dragões foram colocados em uma cúpula interdimensional. Mas em uma excursão proibida dentro da cúpula, Eliana encontra um dragãozinho que a segue até seu mundo. Em vez de denunciar sua presença, Eliana torna-se amiga do Fofinho. Até ele crescer e trazer terríveis consequências...

Sir Edward, um cavaleiro, se aventura até um castelo perdido onde pretende matar um dragão e salvar a princesa. Mas ao chegar lá percebe que a princesa não se encontra no recinto. Mas o dragão sim. Ao invés de um combate feroz como o de costume, os improváveis amigos debatem sobre o machismo estrutural, sobre como princesas não precisam esperar serem salvas e que cavaleiros podem seguir seus corações e sentimentos.

Quando as Sombras do Grande Feiticeiro Necromante chegam ao Submundo, a dragão Ágama é obrigada a deixar seu lar e ser carcereira de uma princesa em um castelo. O que o Necromante não poderia prever era a amizade que nasceria entre as duas, menos ainda que uma única escama poderia ser a grande ameaça ao seu reinado de horror.

O planeta Terra vive dias escuros, e uma grande guerra, planejada por seres de outra dimensão, promove o caos à nossa civilização. Quando os combates chegam ao Japão, um querubim e o dragão protetor daquele povo precisam da ajuda de um monge budista para prender um dos anjos caídos e mudar o destino do orbe.

Enquanto duas crianças descobrem como lidar com a difícil separação dos pais, um avô descendente de poloneses e residente de uma cidade em algum lugar da região sul do Brasil reconta aos netos uma lenda da terra de seus antepassados. Trata-se da história de Krakow, o dragão negro, e como ele foi derrotado, não pelos mais valente entre os guerreiros, mas por um simples jovem apaixonado. Sem que as crianças percebam, a história do avô é um rito de passagem importante para que eles entendam o verdadeiro poder das histórias de dragões na vida adulta.

E por enquanto é isso! Agora, estamos todos ansiosos aguardando o lançamento. O processo de diagramação já está adiantado e logo poderemos degustar todas estas belas e inusitadas histórias de dragões. Importante destacar que também foi parte do nosso trabalho enviar feedback para todos os participantes, inclusive os não selecionados. Todos receberam algumas análises e sugestões de aprimoramento, conforme o padrão que usamos no NLCAC. Entendemos que as dicas poderão ser úteis aos projetos futuros dos autores.


Acompanhem as notícias em nossas redes sociais e não percam as postagens de lançamento. Teremos o lançamento do e-book pela Amazon e na sequência o lançamento da versão física. Todos torcendo para acabar a quarentena e podermos estar juntos novamente, em eventos presenciais, falando de literatura!

Até mais!

2 comentários:

Ana disse...

As sinopses estão muito instigantes. Estou feliz por participar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos. :)

Lu Evans disse...

Ansiosa pelo lancamento!