28 de agosto de 2018

EU LI: Hoje vai morrer gente! e outras crônicas (Maciel Brognoli)


Oi gente!

Há algum tempo acompanhei o lançamento do quinto livro do escritor Maciel Brognoli: “Hoje vai morrer gente! e outras crônicas”. 

Capa do livro: Ronei Duarte Guimarães

Eu já tinha lido duas obras do autor: “Acolhedor de Almas” e “O homem que fotografou Deus”, que inclusive falo nesse vídeo aqui.

Clique para assistir

O autor opta por publicar em e-book e suas obras estão disponíveis por preços bem acessíveis! Não bastasse isso, eu me apeguei bastante à escrita do Maciel. Acho muito fluída, sempre repleta de suspense com pitadas de fantasia e embutida de educação moral e cívica, o que não seria diferente, já que o autor também atua como Guarda Municipal em Tubarão/SC, cidade onde reside e é membro da Academia Tubaronense de Letras (ACATUL).

O autor Maciel Brognoli sendo entrevistado no Bate-Papo Literário da Unisul TV.
Créditos da foto: Entrevistadora Renata Marques de Avellar Dal-Bó



Já deu para sentir vontade de ler seu novo livro de crônicas? “Hoje vai morrer gente!” tem tudo que falei em vídeo sobre as obras anteriores e mais: muita fantasia recheada com sarcasmo e humor. Um dos contos que mais gostei foi o que dá nome ao livro e tem como personagem um morador de rua chamado Muerte, isso porque ele passa o tempo abordando as pessoas na rua e gritando: - Hoje vai morrer gente!. Ri muito com esse conto, que mistura ficção e realidade e nos faz refletir um bocado.

Tem um conto bem impactante entitulado " Relatos de uma alma arrependida" e outro conto que gostei bastante foi o "A utilidade do estresse", em que Maciel brinca com expressões populares. Muito bom! Você sabe o que significa uma pessoa dizer: "...desferiu um golpe certeiro no pináculo de sustentação do abrigo campestre...? Seria algo como "...chutou o pau da barraca"? E por aí vai... um livro tenso e divertido ao mesmo tempo, do qual não posso mais contar nada porque senão estrago as surpresas.




“Morte do corpo, morte da moral, morte do respeito, morte da segurança, morte da confiança... Ficção e realidade se misturam e dão vida ao personagem Zé do Caixão, por exemplo, um homem conhecido por comparecer a todos os velórios com a disposição sincera de ajudar a carregar os caixões até a morada final”, diz Maciel em entrevista ao Diário do Sul, jornal líder de mercado em Tubarão e municípios vizinhos.

Para quem curte essa temática, recomendo! 

Boa leitura!

0 comentários: