11 de agosto de 2016

Eu li #80 - Coraline

Oi gente!

Vamos falar de uma HQ muito fofa que eu li na Maratona Literária de Férias? "Coraline" de Neil Gaiman! Bom, com esse título imagino que a maioria deva lembrar da animação de 2009, escrita e dirigida por Henry Selick, certo? E se eu disser que eu amei a versão animada, mas depois que ler a HQ achei muito, muito, muito mais legal? Pois é, então vou mostrar um pouquinho dessa obra publicada nos EUA no final de 2007, adaptada em textos e ilustrações por P. Craig Russel, que agora chegou ao Brasil mostrando a Coraline na literatura. =)



Um dado interessante sobre "Coraline" é a que história foi a responsável pelo reconhecimento do autor Neil Gailman, depois dele ter se dedicado por vinte anos à escrita. Tá vendo gente? Não é fácil ser escritor de sucesso! (rs). E seu primeiro livro (que foi classificado como infantil), foi lançado em 2002 para só em 2009 terem lançado a animação. E agora Russell mostra em todas as páginas seu talento, com seu estilo e traços perfeitos, que foram selecionados por ele dos trechos originais da obra de Gaiman. Conforme a história avança, o ritmo vai se tornando muito mais sombrio do que na animação, alguns capítulos ficam extensos e recheados de acontecimentos. 


Para quem não conhece a história nem viu a animação, aí vai a sinopse: “ Coraline e seus pais mudam-se para uma antiga casa, com vizinhos velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas que encorajam a curiosidade e o instinto de exploração da menina. Numa tarde chuvosa e tediosa, Coraline consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e que revela (apenas para ela) um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do velho casarão. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. O mundo atrás da porta é mágico e sedutor. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado, além de “pais” muito atenciosos e uma comida maravilhosa. Porém, Coraline percebe aos poucos que aquele mundo é tão mortal quanto encantador, e que terá de usar toda a sua inteligência se quiser sair de lá.”


Nem a personagem principal se parece com a criança da animação. Na HQ Coraline é uma pré-adolescente, refletindo sobre o mundo ao seu redor. Sente-se abandonada pelos pais e quando se depara com a sensação de liberdade e de ter seus desejos realizados, precisa tomar decisões. Tem um personagem instigante nessa história toda, um gato. Sim, não sei dizer se o achei macabro ou inteligente, porque ele tem papel fundamental na narrativa, mas... me deu medo! Hahaha! 


Resumindo, se você gostou da animação e gostaria de conhecer a história por uma visão mais sombria e madura, leia a HQ. A edição é da Rocco, em capa dura e com 186 páginas. 

Beijos!

1 comentários:

Tays Rocha disse...

Ale! Acabei de ler "Lugar Nenhum" do Neil Gaiman e amei. Apesar do ambiente ser pesado, denso, sentimentos contraditórios, a história ter um contexto doloroso, ainda assim é apaixonante. Estou também com "O Oceano no fim do caminho" pra ler. Amei essa indicação dele, nesse formato, e já listei aqui, nunca li ou me interessei por HQs mas quero experimentar em breve.

Beijos ♥