13 de junho de 2016

Segundica Literária #16 - Irmãs Brontë

Oi gente!

Hoje a Segundica comporta não só uma dica, mas um convite! No vídeo do Portão, onde falei sobre minhas aquisições de maio, introduzi um projeto pessoal que estava em pauta e fiquei muito feliz com a repercussão! Vendo a animação de várias amigas para me acompanhar nesse projeto, resolvi deixá-lo como Segundica também e veremos no que vai dar! Então, vamos ler Irmãs Brontë? =) \o/

Foto: huffingtonpost.co.uk
Vou contextualizar um pouco, para quem não conhece a história da vida e obra dessas três irmãs talentosas e guerreiras (porque ser escritora mulher naquela época não era fácil!), depois falo sobre o projeto ok? Afinal, as obras das Brontë não só são considerados clássicos da literatura mundial como influenciaram outros escritores e diretores de teatro, cinema e televisão. As três irmãs conquistaram o sucesso no universo literário no século XIX, na Inglaterra, não sem superarem inúmeros obstáculos, como dificuldades financeiras e a perda da mãe, fato que repercutiu diretamente na qualidade da educação das moças. Além disso, para que suas obras fossem aceitas, elas precisaram lançar seus poemas e romances com pseudônimos masculinos. E finalmente, contrariando todas as expectativas, elas mostraram a que vieram e se tornaram mitos, produzindo obras lidas e admiradas até hoje.

Marie-France Pisier, Isabelle Adjani e Xavier Depraz, em produção cinematográfica de 1979 sob direção de André Téchiné.
A mãe das Brontë faleceu em 1821 e logo depois, em 1825, as duas irmãs mais velhas, Maria e Elizabeth, também faleceram vítimas de tuberculose. Os quatro sobreviventes (Charlotte, Emily, Anne e o irmão Bradwell) foram morar com uma tia. Charlotte e Emily frequentaram a escola por um tempo, mas depois voltaram para a casa do pai e seu único aprendizado foi através dos livros do pai e jornais. Mais tarde as duas fundaram uma escola de meninas e aprenderam línguas. Enquanto Charlotte ensinava inglês, Emily ensinava música. O irmão Patrick Brandwell tornou-se alcóolatra e terminou adoecendo e falecendo. As três irmãs também tiveram uma vida relativamente curta, pois todas faleceram entre os 28 e 39 anos de idade, vítimas de tuberculose. Porém, sua vida curta não as impediu de deixar um legado literário para a humanidade. Vamos passar rapidamente pelas suas obras principais e as que usarei no projeto de leitura.


"Jane Eyre" foi escrito pela irmã mais velha, Charlotte Brontë e é mais extensa do que a das suas irmãs. Charlotte viveu uma experiência pessoal, tentando ser professora no exterior e inseriu essa experiência na composição da sua obra. Por isso considera-se que "Jane Eyre" possui alguns traços biográficos da autora. A protagonista da obra é uma orfã que, após muito sofrer em sua infância, precisa correr atrás do seu sustento. Para isso, trabalhou como professora e depois como governanta na casa do Sr. Rochester, o homem por quem se apaixonaria e viveria um amor proibido.


"O Morro dos Ventos Uivantes", única obra escrita pela irmã do meio, Emily Brontë, já trata-se de um livro mais frio e rude. Porém, é considerado único na literatura universal, sendo impossível compará-lo a outras obras. Um dos motivos são as características sombrias de seus personagens. 


Apesar da obra "A Moradora de Wildfell Hall" ser citada por muitos como a obra mais importante da irmã caçula, Anne Brontë, eu escolhi outra que é muito citada também: "Agnes Grey". A obra contém uma protagonista similar à de Jane Eyre, a jovem Agnes, que também busca seu sustento trabalhando como enfermeira. 

E é tudo que sei dessas obras das irmãs Brontë gente! Como não li nenhuma, me deleguei um projeto pessoal, que servirá não só para conhecer as obras, mas tentar com meu olhar de leitora, conhecer as particularidades da escrita de cada uma, para comentar depois. Já tem uma introdução do cronograma lá no Portão Literário. Então fica aqui o convite e sugestão de leitura! =)

Beijos!

0 comentários: