23 de maio de 2016

Segundica Literária #15 - Cinco sugestões para leitores enfermeiros

Oi gente!

Hoje o tema da Segundica são livros que falam um pouco de uma profissão que não tem nada a ver comigo e com minha área de trabalho, mas que eu admiro muito. Vamos conhecer algumas histórias interessantes, reais ou fictícias, que podem interessar muito a quem é da área de enfermagem? =)


Anjos da guerra - A Aventura das Enfermeiras Paraquedistas Portuguesas
Autor: Susana Torrão - 2011 - Editora Oficina do Livro

Sinopse: Na guerra colonial, o corpo de enfermeiras socorreu militares e civis em Angola, Moçambique e Guiné. Estas mulheres que caiam do céu pra tratar dos feridos e travar o sofrimento, enfrentaram, ao lado dos soldados, a dureza do mato e a violência dos combates. Mas não só. Enfrentaram também o preconceito de uma sociedade conservadora, onde a ideia de enviar mulheres para um cenário de conflito era vista com enorme desconfiança. Esta é a história dessas pioneiras improváveis, que quase passaram despercebidas ao seu país, mas que acabaram por lhe dar uma lição de coragem.


Tocados pelo Amor - Momentos Especiais na Vida dos Enfermeiros
Autor: Jim Kane - 2004 - Editora Lusodidacta

Sinopse: Todos os dias, por esse mundo afora, há enfermeiras e enfermeiros que tocam as vidas e corações de muita gente. "Tocados pelo Amor", conta histórias pessoais das vidas de muitos deles. Esta coletânea de narrativas que abrange muitos anos e muitas culturas, exprime com maestria o espírito e a essência da enfermagem.



A Epopéia da Cruz Vermelha (A vida de Henri Dunant)
Autor: Fernando Gigon - Editora Melhoramentos

O livro conta a história de Jean Henri Dunant, o filantropo suíço que foi co-fundador da Cruz Vermelha Internacional e recebeu o Nobel da Paz em 1901. Ao presenciar o sofrimento na frente de combate na Batalha de Solferino, em 1859, Dunant organizou um serviço de primeiros socorros. Desta sua experiência resultou um livro, publicado em 1862, onde ele sugeria a criação de grupos nacionais de ajuda para feriados em situações de guerra e uma organização internacional que permitisse melhorar as condições de vida e prestar auxílio às vítimas de guerra.


Histórias de Vida de Uma Enfermeira
Autor: Maria de Ludes Mixão - 2015 - Editora Chiado

Sinopse: "Histórias da Vida de Uma Enfermeira" relata algumas das vivências que marcaram e moldaram o percurso profissional da vida de Lurdes Mixão, bem como de outros enfermeiros do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria (HSM). Para a autora, a principal ideia é a importância de cuidar com o coração. O enfermeiro não deve só cuidar tecnicamente, mas com a sabedoria do coração, com sentido crítico, compaixão e carinho pelas crianças.


E finalizando a lista, um livro de ficção, para quem gosta de thrillers de suspense e de tribunais! Esse eu li há muito tempo e lembro que era o meu preferido do Sidney Sheldon. Na verdade a trama se passa com três médicas, mas uma delas queria muito ser enfermeira. A história se passa dentro d eum hospital, então a ambientação é a mesma. Eu recomendo!

Nada dura para sempre - Sidney Sheldon - 1994 - Editora Record

Sinopse: Três amigas com personalidades bastante diferentes, mas unidas pela correria, pelos contratempos e pelas fortes emoções de trabalhar no Hospital Público Embarcadero. Elas dividem os problemas típicos da profissão; contudo, parece que o destino reservou a cada uma delas um novo desafio. Paige é feliz seguindo a mesma carreira do pai e planeja se casar com seu primeiro amor, mas seu sonho pode ir por água abaixo. Honey abusa de suas habilidades de sedução. Mas será que isso é o suficiente para salvar vidas? Kate, abusada pelo padrasto na adolescência, prometeu que jamais seria tocada por um homem. Porém, sua postura durona acaba despertando interesses masculinos. Amor, medo e ambição se combinam em uma trama repleta de reviravoltas.


Espero que tenham gostado das dicas, eu mesma só li o último e as demais sugestões são fruto de pesquisas por aqui. Caso já tenham lido algum ou se resolverem ler, me contem!

Beijos!

0 comentários: