4 de maio de 2016

Eu li #64 - Olympe de Gouges

Oi gente!

Hoje vou falar dessa HQ linda que eu adquiri em março e fui logo furando a fila de leituras porque estava curiosíssima com a história dessa escritora francesa que teve um papel fundamental em abrir espaço para as mulheres em seu país. Marie Gouze nasceu em um século de intensas transformações e liderou um movimento político em prol da dignidade das mulheres durante a Revolução Francesa. O mais admirável para mim na história dela é que, mesmo recebendo uma educação pobre, sendo submetida aos padrões da época, tornando-se mãe e viúva aos 18 anos, ela traçou sua história e contribuiu para a história do seu país! Poderia ter seguido outras tantas mulheres, mas algo a diferenciou. O seu inconformismo com os infortúnios de levar uma vida submissa e seu pensamento revolucionário, desenvolveu nela a vontade de se tornar uma mulher das letras. =)

Então ela muda-se para Paris e procura muitos contatos ligados à cultura. Começa a participar de atividades revolucionárias, ao mesmo tempo que escreve peças para teatro. Em 1791 ela escreve um panfleto denominado "Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã", causando polêmica em toda a França. Ler sobre sua vida, escrita e desenhada em quadrinhos, foi muito prazeroso!










Acho que o post de hoje está representado nas fotos. Essa edição é incrível! Tem anexos, cronologias e biografias de todos os envolvidos na vida e obra de Olympe. Sem contar no que simbolizou essa história para mim. Muitas vezes, nós escritores, não temos ideia da força de nossas palavras. Eu acho que quando se escreve o que se acredita, quando você transmite seus verdadeiros ideais em suas palavras, está na verdade plantando sementes de transformação na história do mundo. Isso é mágico!

Beijos!

0 comentários: