5 de março de 2016

Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo

Oi gente!

Não é novidade que amo literatura infantil. E como ela me inspira muito em meus trabalhos de escritora, sempre intercalo nas minhas leituras algo do gênero. Foi assim com esse livro, que nem sei se é catalogado como infantil, mas o classifiquei assim pela forma e apresentação. Estou falando de "Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo". O protagonista da história é tão cativante que o curta metragem que inspirou o livro ganhou o Oscar em 2012. O autor (do livro e do curta metragem) é William Joyce, que muito antes de trabalhar para os estúdios Disney/Pixar, já contava e ilustrava histórias. A série de livros "Os Guardiões da Infância", que inspirou a animação "A Origem dos Guardiões", também é dele.


A história em si é muito simples. Modesmo Máximo sempre gostou de palavras, histórias e livros. Mas um dia, um furacão passou e levou tudo, até mesmo letras impressas. Ele se abate, mas ao olhar para o alto, vê uma moça planando no ar, carregada por livros voadores. Ela joga um exemplar sobre ele, que o guia até uma biblioteca, da qual ele se torna dono. Até escrever a "sua história". Quando falo sobre a simplicidade da história, estou falando da escrita. Porque o contexto é mágico e se você deixar-se levar pela imaginação, de uma complexidade incrível.


Acredito que as histórias ficam gravadas na eternidade. E nós leitores, de certa forma, aceitamos a condição de que os livros nos ensinam. E é nessa condição que nutrimos o amor pelos livros. Quando descobrimos a magia contida em uma história passamos a pertencer a vários mundos. E em Modesto Máximo nos reconhecemos. Ele é um reflexo de todo leitor que ama livros, embora também aprenda suas lições no decorrer da história.


Na história de Modesto Máximo percebemos a importância de repassarmos as histórias no decorrer do caminho. Fiz analogia com empréstimos, doações ou mesmo contação de histórias, porque sempre há alguém que precisa dar um novo sentido à sua vida. E quem ama livros sabe que, o poder de transformação que eles tem é imenso. E não só as histórias dos livros, mas a história pessoal de cada um, é importante. Modesto Máximo diz isso aos livros na história e eles (sim!) concordam. =)


Não tem mais o que falar, esse é o livro que tem que se olhar! Por isso amo literatura infantil. Em "Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo", William Joyce transmitiu de maneira brilhante a magia, a beleza e todo o sentido que nós encontramos na arte de ler. 


O livro é da Editora Rocco e tem 56 páginas. É lindo! Ficou curioso para saber da história? A animação está disponível para visualização no You Tube, só clicar aqui e saborear!

Beijos!

0 comentários: