30 de março de 2016

Eu li #56 - Batman: O Cavaleiro das Trevas

Oi gente!

Hoje vamos falar de HQ! Simm! Minha paixão por quadrinhos da infância e adolescência foi resgatada! E devo isso ao marido, que é extremamente apaixonado por quadrinhos, principalmente os da DC Comics. E sua paixão especial é pelo Batman...hehehe. Aí que a primeira coisa que ele fez quando anunciaram a data do filme "Batman VS Superman", foi ir até a estante e procurar um volume para eu ler. Esse aí, que segundo ele, faria eu curtir o filme ainda mais. E estava certo!!


Já começa pela capa gente!! Achei o máximo quando eu consegui identificar uma cena de poucos segundos como sendo essa aqui da capa. Muito legal! Tenho lido muitas críticas ao filme, mas dessa vez posso opinar, porque li a HQ. Eba! E olha, minha opinião é bem contrária as críticas por aí viu? Eu adorei o filme e achei que sim, tinha muitas referências (principalmente visuais) ao graphic novel. Mas pera aí, não era prá ter? O_o


Tem partes bem fiéis, como a frase "Posso guardar o vinho, patrão Bruce? ...", apesar da história ser outra. O conflito entre os dois na HQ é político, já no filme é ideológico (o que me fez até gostar mais), e por aí vai. Na foto abaixo um dos meus favoritos da DC (The Flash), que eu esperei ansiosamente para ver no filme (não vou dizer se apareceu prá não dar spoilers). Também ouvi críticas de que o filme é escuro, nebuloso, que não parece vir de quadrinhos. Bom, quem achou isso não deve ter lido nenhum HQ do Batman, porque Batman é assim!


Fica difícil eu falar da história aqui porque tenho medo de dar spoiler prá quem não viu o filme, quem sabe eu volte a falar do contexto em um momento futuro. O que quero mesmo deixar registrado é que a experiência de ler antes de ver o filme para mim valeu demais! Deu para entender porque os viciados em Marvel e DC vibram tanto a cada filme. Saber a história da criação de cada personagem também faz toda a diferença. Eu tenho aprendido muito sobre isso e estou adorando. Afinal, eu defendo a ideia de que HQs bem escritas podem ser consideradas como literatura e inclusive discutidas como tal. Dias atrás li uma definição de que os quadrinhos podem ser considerados "manifestações literárias contemporâneas". Gostei muito!


Na verdade os quadrinhos, na minha opinião, tem um adicional a maioria dos livros: as ilustrações! E eu, fã que sou de ilustras, estou enchendo os olhos com tantos traços legais. A Edição Definitiva de "O Cavaleiro das Trevas" é assim. De surpreender a cada página. E no final, além de várias anotações e informações sobre a história, também tem informações sobre as ilustrações. Completinho!


O Paulo, um seguidor da fan page, comentou quando postei a foto, comentou que essa era a melhor HQ de todos os tempos. Se ele está certo, eu comecei bem né? Então posso dizer que o marido não só me ajudou a gostar ainda mais do filme, como resgatou meu amor pelos quadrinhos, que não eram de super-heróis, mas de muitos personagens conhecidos dos gibis. Agora já tenho outros HQs nas minhas metas de leitura e em breve posto mais sobre eles. Especificamente esse, eu garanto que é ótimo. São 512 páginas que o leitor fã não deseja que terminem. =)

Beijos!

0 comentários: