13 de janeiro de 2016

Diário de viagem - Buenos Aires #3

Oi gente!

Vamos para a última parte da viagem à Buenos Aires? Depois da noite espetacular no Piazzola Tango, onde recebi a homenagem do Núcleo de Artes Y Letras de Buenos Aires, por minha publicação na Literarte, chegou a hora de aproveitar o último dia para conhecer mais um pouco da cidade. Assim, pegamos um táxi e fomos para a famosa "Caminito", um dos pontos turísticos mais visitados, uma rua localizada no bairro de La Boca, cujo significado cultural é imenso!


Antes de desfrutarmos das pinturas, feiras e shows de tango do "Caminito", o marido, lógico, quis conhecer o estádio "La Bombonera", pertencente ao Club Atlético Boca Juniors. 


Enquanto passeamos do estádio até o Caminito, nos divertimos muito com as pitorescas decorações. É inspiração para foto que não acaba mais, desde as pinturas nas casas, até estátuas e placas decorativas. Tudo no estilo tradicional chamado "conventillo boquense", que na verdade se trata do que caracterizou o bairro desde suas origens no fim do século XIX. O Caminito oferece um mercado artesanal bem diversificado, onde encontramos pinturas, souveniers para todos os gostos.


Essa foto abaixo é na entrada da rua, onde percebe-se o cenário oficial para foto de praticamente todos os turistas. Tem até fila para subir a escadinha e fazer pose (rs). E ali já começamos a ver vários pares dançando tango sobre as calçadas. 


Então é justamente ali que somos praticamente induzidos a fotografar poses de tango e contribuir com os artistas. É sério gente. Eles nos abordam todos simpáticos, vão envolvendo a gente na intenção de ensinar passos de dança, não perguntam se queremos, nem nada. Aí já fazem tirarmos fotos uns dos outros e pimba! Pedem a contribuição! Hahaha! E não pedem pouco não! Enfim, por essas e outras que são verdadeiros artistas. E eles tem razão em dizer que é a sobrevivência deles, embora eu não concorde com os "meios". Mas tá certo. Valeu a lembrança. =)


Bom, diversões encerradas no Caminito, ainda faltava um item da nossa lista para conhecer: O cemitério da Recoleta! Aiii gente, sei que para muitos é tenso, mas eu não tenho problemas com isso, e valeu muito a visita, porque o lugar é um show de arquitetura! Além de ser localizado no bairro da Recoleta, um dos mais nobres da capital argentina, e ser rodeado de lindos jardins, o cemitério tem fama pelas lápides luxuosas e incríveis monumentos fúnebres trazidos da Europa no início do século XIX. É uma ostentação e tanto. Conhecemos o túmulo da Evita Peron, que está enterrada junto com a família Duarte (paterna). Não fotografamos mas ironicamente, era um dos mais modestos. 


Andamos muito no Caminito e em Recoleta, e ainda precisávamos arrumar as malas para voltar na manhã seguinte. Então fomos até o hotel descansar um pouco e resolvemos que a noite merecia um belo jantar de despedida. Esse churrasco delicioso aí embaixo nós encontramos no Parilla El Gaucho, que ficava a uma quadra do hotel. Maravilhoso!





Acreditem, até nos trechos aéreos levamos sorte, apesar de não termos gasto um tostão (foi tudo com pontos acumulados). Para atender a quantidade de pontos disponíveis, foi preciso fazer o trecho de ida para um aeroporto (Ezeiza - fica mais distante do centro) e o retorno para outro (Aeroparque), o que nos possibilitou conhecer os dois. Na manhã do retorno ao Brasil, tínhamos mais tempo e conseguimos fotografar o lindo Rio da Prata, pois o Aeroparque fica à sua margem.


Foi com certeza uma das melhores viagens que já fiz, pelo seu significado, pelo que trouxe de reconhecimento aos meus trabalhos de escritora e sem dúvida, pelas lembranças inesquecíveis que guardarei em meu coração.

Beijos!

0 comentários: