30 de outubro de 2015

Onde vivem os monstros?

Oi genteeee!!!!

Que delícia fazer esse post! Fiquei guardando ele para o último porque foi um dos meus preferidos de Halloween! Amo comemorar Halloween e amo crianças, daí juntou as duas coisas e fiquei empolgadíssima! Hahaha! Bom, tudo começou quando fiz essa postagem sobre as ilustrações de Maurice Sendak, aí veio a vontade de ler o livro e conhecer a história. E achei que tinha tudo a ver com o mês das crianças e Halloween, porque ela fala de monstros! Muitos monstros!

"Onde vivem os monstros" é um clássico da literatura infantil americana, escrito e ilustrado por Maurice Sendak em 1963. Foi lançada no Brasil em 2009, mas revolucionou a leitura, alterando o conceito do livro infantil. Por conter poucas palavras e muitas ilustrações, atrai a curiosidade e facilita o acesso das crianças menores. A obra ganhou vários prêmios, inclusive o "Hans Christian Andersen", considerado um dos maiores prêmios internacionais para livros infantis. E a história?


A história é bem curtinha, então obviamente não posso dar muitas informações senão conto ela (rs). Difícil resumir uma história resumida...hahaha! Mas basicamente conta sobre um menino chamado Max, muito sonhador mas solitário, que vive em mundos criados pela sua imaginação. Um belo dia ele irrita sua mãe com suas bagunças, leva uma bronca e ganha um castigo. Algo o leva para navegar no oceano e conhecer lugares diferentes, até chegar onde vivem os monstros e ser proclamado rei.


Max então faz muitos amigos lá e inicia uma grande jornada de descobertas, principalmente o que mora no coração de cada um deles. E começa a questionar sobre suas escolhas e consequências. Eu achei a história linda e inocente, mas muito reflexiva!

Eu sugiro uma técnica! Se você for ler, leia duas vezes. A primeira leitura faça como adulto e a segunda com sua criança interior. Porque senti isso. Se eu leio como adulta, no final eu me pergunto: "-Tá, mas já acabou?". Mas se eu leio como criança, com certeza percebo que seria um dos melhores e inesquecíveis livros que teria lido na infância. =)


O livro foi traduzido para 20 idiomas e conta também com uma adaptação cinematográfica, dirigida por Spike Jonze e produzida pela Warner Bros em 2010. Eu ainda não vi mas quero muito! Parece que no filme Max é um pouco mais velho do que no livro, mas conquista a todos da mesma maneira. Aliás, dizem que o filme traduz com a mesma simplicidade toda a emoção que o livro transmite, com uma história extendida, onde os monstros dialogam mais e demonstram com detalhes seus sentimentos, alegrias e tristezas. Deixo o trailler do filme para vocês sentirem o gostinho e, quem sabe, ficarem como eu, doidinha para ver!


E aí gente? Será que ficaram curiosos como eu fiquei? Quanto ao livro, posso garantir que é encantador, cativante, único. Desde as cores, papel, formato, ilustrações e história. Daqueles que a gente quer guardar em um espaço especial na estante. Daqueles que dá gosto de folhear, sentir as páginas, passar as mãos pelos desenhos igual criança! Sem falar que, eu acho impressionante como alguns escritores tem o dom de deixar uma mensagem intrínseca em pouquíssimas palavras. Me inspiro muito, além de vivenciar as reflexões como leitora.


E assim eu termino as postagens Halloween 2015 e espero que no próximo ano consiga trazer muitas novidades e surpresas para vocês. Os planejamentos estão a mil! E, seja para quem leu ou não o livro de hoje, eu deixo a pergunta que não quer calar:
"E PARA VOCÊ? ONDE VIVEM OS MONSTROS?"



Encerro a postagem com minha performance de 2015, para a festa de Halloween da faculdade, que me rendeu até um prêmio de caracterização. Sim, cansei de maquiagens esplendorosas e fantasias caras. Quem sabe ano que vem. Por agora, uma face horrorosa que esconde um sorriso gigantesco, de quem divertiu-se muito, ofereceu doçuras e impressionou a todos com sua coragem (em usar uma máscara dessas)! Hahaha!

Beijos!

0 comentários: