27 de outubro de 2015

Eu li #33 - Os Contos de Beedle, o Bardo

Oi gente!

Em mês de Halloween vemos muitas caveirinhas por aí né? Então separei um livro que li dias atrás (na verdade foi presente do Dia das Crianças...rs) e vou falar um pouquinho sobre ele. Porque dá até vontade de ler de novo! Os fãs de Harry Potter já reconhecem de longe e para quem não conhece, "Os contos de Beedle, o Bardo", foi escrito por J. K. Rowling e inclusive um deles fez parte de um dos filmes. É um livro encantador, uma diagramaçao impecável e de conteúdo incrível.


O livro conta cinco histórias para jovens bruxos, equivalentes aos contos de fadas que nós, "trouxas", ouvimos na infância. Só que são no mundo deles. Então, Beedle seria como um Hans Christian Andersen no nosso mundo. Que máximo não? E eis que esses contos causaram no mundo dos bruxos o mesmo impacto que nossos clássicos contos de fadas, foram passando de geração em geração até chegarem na Biblioteca de Hogwats!


São 105 páginas que, se nas mãos de um leitor voraz e ainda fã de Rowling, são devoradas em menos de uma hora! A genialidade da autora em escrever sua própria mitologia é impressionante. Falando nisso, sabe quem assina as ilustrações do livro? A própria J. K. Rowling, que inclusive doou parte do lucro das vendas para a organização que ajuda crianças no mundo todo, o "Children's High Level Group." 


O legal é que, apesar dos contos de fadas serem escritos para o mundo dos bruxos, os personagens nem sempre conseguem resolver seus problemas com magia. Ao contrário, algumas vezes os poderes mágicos, muito comuns para eles, atrapalham e causam grandes problemas. As heroínas não são como as princesas dos nossos contos, que ficam esperando o beijo do príncipe encantado não! Elas saem em busca do seu destino, cheias de atitudes (como as bruxas Asha, Altheda e Amata, do conto "A Fonte da Sorte"). Já os heróis também não vencem com poderes sobrenaturais, mas encontram a felicidade com bom senso e educação. O amor, a gentileza e até a morte são outras questões abordadas nos contos. Cada um tem sua moral e isso me alegrou muito, porque foi exatamente como escrevi os contos da Lirityl! =)


Outro detalhe que me chamou a atenção, é que no final de cada conto, o nosso querido diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, escreve comentários e explicações, mostrando inclusive as evoluções dos contos ao longo do tempo para que se tornassem adequados para as crianças (qualquer semelhança não é mera coincidência né?). Ah! E os contos são traduzidos das runas antigas, por ninguém mais ninguém menos que a Hermione Granger!


Percebi que os contos enfatizam situações que envolvem o uso da magia, mas que, como tudo que é fácil, ela tem seu preço. Seus desfechos mostram que só as conquistas que vem do amor, esforço próprio e bom senso, são as duradouras. Muito legal!
Capa original do primeiro exemplar de "Os Contos de Beedle, o Bardo"
E para quem quiser ver as resenhas que já fiz sobre a saga do bruxinho mais querido dos leitores, tem aqui e aqui. E também tem um pouquinho de J. K. Rowling na Série Personalidades, aqui.

Beijos!

0 comentários: