29 de abril de 2014

Personalidades #3 - Elsa Beskow

Oie!

Hoje é dia de postagem literária!! E mais uma da série "Personalidades"! E é daqueles que mais gosto de fazer. Vou contar de uma que descobri no ano passado, e que além de ter sido uma surpresa, encontrei um material muito limitado sobre ela: ELSA BESKOW.

Elsa Beskow - Autora sueca

Quem foi Elsa Beskow? Uma autora sueca de livros infantis! Quase nem gosto né? Elsa nasceu em Estocolmo, no dia 11 de fevereiro de 1874, e foi uma importante personalidade para a literatura sueca e até hoje suas obras são extremamente populares por lá. Ela tinha uma característica maravilhosa, tentava ver o mundo pelos olhos das crianças, e com isso escrevia contos lúdicos e aventuras imaginárias. Um verdadeiro mundo encantado que ela criava não só com palavras, mas com ilustrações! Sim, além de escrever as histórias, ela as ilustrava com lindas aquarelas. Como essa aqui, do livro Solagget, em inglês "The Sun Egg", e em português, "O ovo do Sol", escrita em 1932.

Ilustração de "The Sun Egg" - por Elsa Beskow
A história trata de uma fada que encontrou uma laranja e achou que era um ovo do Sol. Não é o máximo??? Ahhh, eu adorei! (rs). Fiquei imaginando como seria o restante da história...

Ilustração de "The Sun Egg" - por Elsa Beskow

Aqui tem outra ilustração, provavelmente da parte da história que descobriram que era uma laranja...(rs).

Ilustração de "The Sun Egg" - por Elsa Beskow


E até pesquisei outras obras da Elsa, estão todas aqui. Mas agora vem a notícia triste, não encontrei suas obras traduzidas para o português. Então, se alguém souber dessa autora ou de alguma obra traduzida, ou qualquer outro material que faça referência a ela, me conta ! Vou adorar! Para encerrar, mais algumas ilustrações de outras histórias de Elza Beskow.





Espero que tenham gostado. Eu simplesmente amo essas postagens. Ela me lembrou muito Beatrix Potter, quem também escrevia e ilustrava seus próprios livros infantis. Tem um post sobre ela aqui.

Beijos!

1 comentários:

Elis disse...

Alê, não conhecia essa escritora. Aliás, estou aprendendo muito com estes posts. Mas as aquarelas são belíssimas. Fiquei encantada! Bjo enooooorme pra você!!!