5 de dezembro de 2018

EU LI: O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos (Ali Almossawi)

Oi gente!

Na semana passada eu fiz uma leitura bem diferente. Achei que fosse um livro infantil, porque era ilustrado, me enganei! "O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos", escrito pelo engenheiro de software Ali Almossawi, é para adultos "sim senhor" e ainda aborda um tema super atual! 


O autor explica, com divertidas ilustrações de Alejandro Giraldo, as dezenove principais falácias que tornam insustentáveis tantos argumentos e debates. Você já ouviu o termo "falácia lógica"? A falácia lógica é na verdade um erro de argumentação, ou um argumento inconsistente, que pode ou não ser proposital e tem como objetivo concluir inverdades. 


Difícil? Pode parecer em um primeiro momento, mas o autor retira exemplos culturais e da literatura, para orientar o leitor a abrir os olhos contra falsas notícias e discussões sem sentido. Uma habilidade tão necessária hoje em dia! Veja a ilustração de um "argumento a partir das consequências".


O curioso é que um dos motivos que levou Ali a resgatar esses conceitos de lógicas foi sua percepção das discussões cada vez mais absurdas na era da internet, principalmente nas redes sociais. O resultado é esta leitura breve e sem necessidade de conhecimentos aprofundados de lógica para seu entendimento. A ilustração abaixo mostra um exemplo de falácia do "equívoco", que "explora a ambiguidade da linguagem, alterando o sentido de uma mesma palavra durante o argumento, e usando esses significados diferentes para sustentar uma conclusão infundada". 


Conhecendo as falácias lógicas, fica mais fácil reconhecer argumentos insustentáveis, como o exemplo abaixo, que fala da falácia de "generalização precipitada", ou seja, a pessoa tira uma conclusão a partir de uma amostra pequena, ou somente da sua visão de mundo.


Eu achei o máximo a ideia do autor, além da Editora Sextante ter caprichado na edição de capa dura, diagramação impecável e papel de gramatura grossa com aspecto envelhecido.


E se você ficou curioso, mas não quer adquirir a obra, olha que legal! Encontrei uma versão gratuita para download, só que em inglês. Só clicar aqui

Boa leitura!

0 comentários: