21 de novembro de 2018

EU LI: Os Pássaros (Frank Baker)

Oi gente!

Era para sair esse post em outubro, mês de Halloween, mas logicamente estou atrasada. Faz parte! De outubro pra cá algumas atribulações e imprevistos, fazendo meu fim de ano um tanto estressante. Mas como eu sempre digo: Antes tarde do que nunca! Então bora falar de "Os Pássaros", de Frank Baker, esse livro lindo que ganhei no ano passado da amiga Bella Nine!


A Editora DarkSide lançou "Os Pássaros" em 2016, oitenta anos depois de sua primeira publicação e apesar de na época ele ser comercializado como a história que inspirou uma das obras cinematográficas de Hitchcok, apenas contém uma cena ou outra que lembra o filme. Na verdade, o filme foi baseado no conto homônino de Daphne Du Maurier, escrito em 1952.


Já "Os Pássaros" de Frank Baker, leitura tema desse post, até remete à atmosfera de Hitchcoch, mas a história é bem diferente. A personagem Anna abre o prefácio mencionando uma frase curiosa e frequente do seu pai: "antes da chegada dos pássaros", e pede que ele conte sobre esse mundo que ela não conheceu e que se passa nos anos 30, em Londres. Então seu pai passa a lhe contar, todas as noites, o que viveu nessa época. 


A chegada dos pássaros foi bem misteriosa. Passaram a observar as pessoas e por algumas vezes, atacavam. Vejam, esses aspectos da observação foi um prato cheio para o autor inserir na história divagações e análises meticulosas sobre o comportamento humano, enfrentamento de medos e hipocrisias da sociedade. O ponto positivo é que isso dá ao leitor uma boa reflexão sobre o quanto a história se tornou atemporal, quando fazemos parâmetros com nosso mundo atual. O ponto negativo é que essa narrativa se torna, não raras vezes, um pouco entediante.


Ainda que pelos aspectos negativos acima, no geral recomendo muito a leitura. A escrita do autor é bacana e em alguns momentos de clímax, ele consegue sutilmente prender o leitor de vez. Enquanto ficamos nos perguntando qual o origem dos pássaros e porque eles atacam as pessoas, queremos virar as páginas alucinadamente para saber as respostas.

Depois do filme de Hitchcock, o autor Frank Baker processou o cineasta por plágio. E o segundo defendeu-se alegando que sua inspiração foi do conto da Daphne. Polêmicas sobre o tema ainda existem, porém eu pessoalmente achei algumas semelhanças com cenas pontuais, porque a história indiscutivelmente é outra.


O filme é suspense o tempo todo. O livro prende, mas deixa muita reflexão. É inegável o quanto é custoso o enfrentamento de nossos medos e quantas pessoas acabam deixando-se dominar por eles. 

"Os Pássaros" é um livro que divide opiniões. Eu não sei se amei a história, mas certamente me envolveu e recomendo. Conheço pessoas que adoraram! Para deixar um pouco de suspense, recomendo após a leitura defrontar-se com um pássaro e olhar em seus olhos, a experiência foi bem estranha para mim. Hahaha! Destaco a edição da DarkSide que leva a maioria dos méritos, está maravilhosa!

Boa leitura!

0 comentários: