15 de outubro de 2018

EU LI: Orlando e o Escudo da Coragem (Ana Lúcia Merege)

Oi gente!

Eu não disse que nesse mês de outubro estaria alternando minhas dicas com os melhores temas? Infantil e Halloween! \o/

E hoje vou comentar um pouquinho sobre o novo livro da escritora Ana Lúcia Merege, que como vocês já sabem, sou muito fã! No ano passado fiz uma resenha em vídeo sobre “Anna e a Trilha Secreta”, outro livro dela que gostei muito. Para assistir clique aqui, porque hoje nós vamos falar sobre "Orlando e o Escudo da Coragem. =)


Em Orlando temos um protagonista de 12 anos, que apesar da pouca idade não esconde desde os primeiros capítulos sua sensibilidade e visão além do alcance! Aquela visão originada da palavrinha amada que todos os fãs de fantasia adoram ouvir: Magia!

Isso mesmo, Orlando tem o dom da Magia e a capacidade de ouvir conselhos através de sonhos e da sua intuição. Além desse dom, que a princípio é um segredo só dele, Orlando teima em treinar o seu falcão Vesgo, que como o nome já diz, tem dificuldades com a visão, ausência de uma qualidade para um falcão caçar. Só que aos poucos, Orlando vai percebendo na realidade que Vesgo, com sua dificuldade, aperfeiçoou divinamente outras habilidades! Essa descoberta se dá aos poucos, trazendo ao leitor a identificação, a sensibilização em torno de algo inerente a cada um de nós. Afinal de contas, além de possíveis limitações físicas, quem não tem limitações em algum aspecto, não é mesmo? Seres humanos imperfeitos, é o que somos! Mas o segredo é... avante! Descobriremos nossos talentos!

Dedicatória do livro! \o/
Logo no início da história, Orlando é convidado para ser escudeiro de seu irmão Lionel, no torneio das Colinas Negras. Mas por um mero acaso ele acaba protagonizando uma grande aventura, descobrindo-se, e ao mesmo tempo, deixando lições de lealdade, amizade e coragem. Pois é. “Orlando e o escudo da coragem” é principalmente, como o nome já aponta, uma história sobre coragem. Coragem se baseia em ausência de medos? Ou significa enfrentá-los? Coragem não seria também enxergar no próximo seus talentos e não depreciá-lo em prol de padrões sociais?

As ilustrações do Erick Sama agregam  ainda maisvalor às histórias da Ana!
Cheguei a me lembrar e resgatar um mini conto que escrevi e que agora faz parte de um projeto de história que está saindo. Em uma passagem, a águia diz à menina: "- Coragem não é a falta do medo, - disse a águia para Clarinha. O medo está sempre presente. Coragem é resistir ao medo e libertar a confiança dentro de você."

Preciso de mais argumentos para dizer porque gosto tanto da literatura da Ana Merege? ;-)


Assim como em “Anna e a Trilha Secreta”, esse livro não é um livro apenas para crianças e jovens, na minha opinião deve ser lido por pais e principalmente, utilizado pelos professores em escolas, pela rica literatura e cunho educativo. 

Destaque também pelo belo trabalho da Editora Draco. "Orlando e o Escudo da Coragem" foi editado nos mesmos padrões de "Anna e a Trilha Secreta", deixando os dois lado a lado embelezando a estante.  Espero que sejam presságios de outras histórias que vem por aí!

Boa leitura!

0 comentários: