8 de outubro de 2018

EU LI: O Sangue dos Monstros (org. Dione M. S. Rosa e Adriano Siqueira)

Oi gente!

Hoje trouxe um pouquinho de uma coletânea que tem tudo a ver com o mês de Halloween: O Sangue dos Monstros, organizada pelos colegas Dione M. S. Rosa e Adriano Siqueira, que também participam do Núcleo de Literatura e Cinema André Carneiro. E se você quiser saber mais sobre o Núcleo, tem algumas informações nessa postagem aqui.


"O Sangue dos Monstros" não é uma antologia do Núcleo, porém organizada pelos dois participantes, em continuidade a um projeto que iniciou com "O Sangue dos Vampiros" e que, segundo me informaram, vem mais coisa boa por aí! \o/

Eu adquiri meu exemplar no evento de lançamento, que também lançou a coletânea do Núcleo "Passageiros do Desconhecido". E consegui dedicatória de vários autores que estavam lá! 


Me chamou a atenção a proposta desse livro, ao perceber que os autores foram desafiados a buscar em sua imaginação, protagonistas monstros para compor os contos. Justamente porque quando buscamos a imagem que representa a palavra "monstros" no senso comum, é normal nossa mente trazer a lembrança de algum ser fantástico ou mitológico, de aparência aterrorizante ou não, porém que cause muito medo. Não é assim normalmente?

Mas quando pensamos na memória individual, essa figura se torna tão abrangente, assume tantas formas quanto são os medos e o conhecimento de mundo de cada um. Existem inclusive, os chamados "monstros internos", ao nos referirmos aos nossos medos e fraquezas. Enfim, um prato cheio para os escritores né? 


E é isso que encontramos em "O Sangue dos Monstros". Histórias originais e criativas, desde "O mistério das camisetas com os rostos de pessoas aterrorizadas" até "O mistério do monstro que comia discos de vinil". Achou os títulos engraçados? Pois afirmo que as narrativas não tem nada de engraçado não, são de arrepiar! Esses dois contos são de autoria do Adriano Siqueira (autor da dedicatória acima), um dos organizadores do livro e grande conhecedor do universo de vampiros e literatura de terror. No site Poltrona Digital você pode conhecer um pouco mais sobre sua experiência.



A Dione M. S. Rosa, também organizadora do livro, é destaque do começo ao fim da obra. Além de assinar dois contos, "Vampíricos nenúfares" e "O anel maldito" (um dos meus preferidos!), assina o prefácio, a orelha e a quarta capa, provando também ser uma expertise na temática. Até poesia de sua autoria tem na abertura do livro (foto acima), para a leitura já começar no clima! Dione tem vários trabalhos publicados e você pode conhecer um pouco mais da autora em uma entrevista no canal do Adriano Siqueira. Só clicar aqui.


Além dos mencionados, também participam da coletânea os autores: Bianca Luna, Eduardo B. S Silveira, Francisco Souto Neto, Rafael Golob, Rubens Faria Gonçalves e Valter Cardoso. Como já mencionei, gostei muito de "O anel maldito", da Dione, que narra a macabra história da Samantha e um anel cor de esmeralda. "O mistério das camisetas com os rostos de pessoas aterrorizadas", do Adriano Siqueira, coloca o terror em nossa era consumista e deixa aquela pitada de reflexão. "O monstro nosso de cada dia nos dai hoje", de Eduardo Brindizi Simões Silveira, me lembrou aqueles episódios de Arquivo X que eu amava assistir. Muito bom!

E por aí vai. Leituras de terror não podem ser muito detalhadas, o risco de spoiler é grande, maior ainda para leitoras empolgadas como eu (rs). Os demais contos vão de monstros no sótão até pactos demoníacos, instigando nosso medo e curiosidade em virar cada página. 

A publicação é da Editora DTX, que mais uma vez acertou na capa. Para quem curte a temática, basta olhar para o livro para sentir aquela vontade de ler, não só no mês de Halloween, mas a qualquer hora.

Boa leitura!

1 comentários:

Adriano Siqueira disse...

Agradeço muito a leitura Ale. Me orgulho muito dessa obra. Todos os autores foram fantásticos. E logo teremos mais coletâneas \o/ \o/