19 de julho de 2018

EU LI: O Anel do Nibelungo (Gabriel Lacerda)

Oi gente!

O livro escolhido para a postagem de hoje, além de conter uma temática que gosto muito, é de uma atratividade visual sem tamanho, por isso decidi fotografar algumas páginas para mostrar a vocês. Apresento a versão romanceada da ópera "Der Ring des Nibelungen"! 


"O Anel do Nibelungo" é na verdade a tradução do título original alemão "Der Ring des Nibelungen", que na verdade é uma ópera famosa do compositor Richard Wagner. Considerada uma das obras mais importantes na música erudita, é baseada na mitologia nórdica e foi escrita entre 1853 e 1874. A primeira apresentação da ópera data de 1876 na Alemanha e o enredo é baseado em um drama que gira em torno de um anel roubado.


Dá até para dizer que o anel é o protagonista, porque todas as situações da história giram em torno de sua influência sobre os deuses e humanos. Isso te lembra alguma coisa? Sim! Existem indícios de que Tolkien teria se inspirado na história para criar "O Senhor dos Anéis".


De fato percebemos algumas referências à obra de Tolkien, como as temáticas de corrupção de almas, sede de poder e escolhas. Na história em questão, o anel dá poderes ilimitados a quem renuncie ao amor, por exemplo. Tem também um romance entre um guerreiro e uma personagem imortal. Mas aqui a escrita é objetiva, sem longas descrições e bem focada no caráter mitológico.


São apenas 96 páginas, divididas entre a escrita e uma linda diagramação, com ilustrações de encher os olhos, criadas por Arthur Rackham. 


Claro que adorei a história, principalmente por conhecer um pouco mais sobre os mitos nórdicos, mas a leitura foi mais rápida do que a apreciação. É uma linda publicação para se ter na estante!

Beijos!

0 comentários: