4 de julho de 2018

EU LI: A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken (Jostein Gaarder e Klaus Hagerup)

Oi gente!

Para a postagem da semana, trouxe minhas impressões da leitura do último domingo. Um livro que ganhei da amiga Letícia Veras em 2017 e estava na minha fila de leitura: A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken!! 


Durante minha trajetória literária fiz 3 leituras de Jostein Gaarder, "O Mundo de Sofia", que é o mais conhecido, "O Dia do Curinga" que fiz postagem na época, só clicar aqui. E também "O Castelo dos Pirineus", que tem uma pegada mais romântica, mas não menos filosófica. 

Esse era meu próximo da lista, uma história escrita em co-autoria com Klaus Hagerup, que é norueguês e só por curiosidade, tem uma esposa chamada Bibbi. Uma homenagem né? =)

A história tem duas partes. A primeira consiste em uma troca de cartas entre os primos Nils e Berit, que após passarem juntos um período de férias em um hotel nas montanhas da Noruega, resolvem comprar um caderno de cartas para se corresponderem. Acontece que quando Nils está na loja para comprar o caderno, se depara com uma mulher esquisitona, que além de olhar hipnotizada para o livros nas estantes, para o caderno e dá de presente à Nils. As duas crianças começam a se corresponder, tentando investigar quem é essa estranha mulher e descobrem que ela é Bibbi Bokken, a provável dona de uma biblioteca mágica.

via http://greenwitchtea.com/tea-poems/
Na segunda parte, já após muitas descobertas, a narrativa é também alternada entre Nils e Berit, porém em primeira pessoa e não mais em cartas. Porque aí já temos o ápice da história acontecendo e é tudo muito maluco. Porém, devo destacar que a história é bem infantil.

Na minha opinião o ponto mais positivo do livro, além da escrita fluída, é o foco dos autores em contar, de maneira simples e objetiva, a história dos livros. Os amantes de biblioteca devem se derreter na história, já que até a Classificação Decimal de Dewey é citada. \o/

Se você gosta de leituras sobre livros e não liga se a narrativa for infanto, recomendo!

Beijos!

0 comentários: