20 de outubro de 2015

Personalidades #11 - Edgar Allan Poe

Oi gente!

Eu queria atualizar a série Personalidades e, lendo uma história de terror para resenhar essa semana, pensei que não poderia ser mais providencial uma postagem sobre Edgar Allan Poe no mês de Halloween! Então aqui está. Vamos conhecer um pouco da biografia deste autor considerado um dos pioneiros da literatura policial e um dos grandes mestres da literatura de terror.

Edgar Allan Poe by David Gough
Edgar Allan Poe foi um poeta, contista, editor e crítico literário americano. Nasceu em Boston, no dia 19 de janeiro de 1809, filho dos atores David Poe e Elizabeth Arnold. Porém, sua vida foi marcada pelo sofrimento. Seu pai abandonou a família quando ele ainda era bebê, e logo depois perdeu sua mãe. Foi adotado por John Allan e Frances Kelling Allan, um casal de negociantes da Virgínia. Recebeu uma educação escolar de qualidade, depois da escola primária estudou na Inglaterra e por fim na Universidade da Virgínia (EUA), de onde foi expulso por seu comportamento boêmio.

Poe from Walter Camp's 1894 book, American Football.

Poe sempre demonstrou interesse em ser escritor, mas seu pai adotivo, um próspero homem de negócios, não gostava muito da ideia e não o motivava. Essa inconformidade do tio criou em Poe um grande sentimento de rejeição. Devido aos vários desentendimentos, resolveu dedicar-se à carreira militar, mas também não se adaptou as disciplinas e foi dispensado em alguns meses. 

Edgar Allan Poe (retrato mais conhecido do autor)

Ainda antes de sair do militarismo, sua carreira literária iniciou-se, com a publicação de alguns poemas, em 1827, coleção chamada de "Tamerlane and Other Poems". Após essa publicação ele passou alguns anos trabalhando em jornais e revistas, onde ficou conhecido por suas críticas literárias. Enfim assumiu a literatura e tornou-se editor de uma conceituada revista. Mudou para diversas cidades e em 1835, casou-se com sua prima Virginia Clemm, em Baltimore. Em 1839 publicou sua coleção "Tales of the Grothesque and Arabesque", traduzido para o português como "Histórias Extraordinárias", a obra que apesar de não ter sucesso financeiro, é considerado como um marco da literatura norte-americana.

Manuscrito dos poemas de Poe, datado de 1827.
Também durante este período, sua esposa Virginia começou a sofrer de tuberculose. Pouco depois, atormentado com a doença da mulher, Poe levou-se ao consumo excessivo de álcool e perdeu o emprego. Em 1845, já trabalhando em outro jornal como editor, publicou o popular poema "The Raven", traduzido para o português como "O Corvo". No ano seguinte, após a morte da esposa, Poe passou a beber mais e adoeceu também. Faleceu em 07 de outubro de 1849, aos 40 anos de idade.

Ilustração de Abigail Larson.

Sem dúvida, por suas obras, Poe é considerado o pai do gênero gótico. Quase todos as suas histórias lidam com morte e seus sinais físicos, efeitos de decomposição, pessoas enterradas vivas, assuntos geralmente sombrios. Porém, além do horror, ele também escreveu sátiras e contos de humor. Poe desenvolveu sua própria teoria literária, além de que seu talento como escritor e crítico literário, o fez ser um dos primeiros escritores americanos do século XIX mais conhecido na Europa do que nos EUA. Ele também influenciou o campo da criptografia, assunto que chamava sua atenção, levando ao interesse público com o conto "O Escaravelho de Ouro", publicada em 1862. William Friedman, um dos principais criptologistas da América, quando criança foi influenciado por Poe, ao ler esse conto.

Ilustração do artista Yan' Dargent baseada no conto "O Escaravelho de Ouro", publicada em 1862.

Poe é considerado um dos primeiros escritores americanos de contos, o inventor do gênero ficção policial e o primeiro escritor americano conhecido por tentar ganhar a vida através da escrita. Não é pouca coisa né? Sim, ele teve uma vida difícil e atribulada. Mas suas obras influenciaram a literatura dos Estados Unidos e no mundo. Seus trabalhos aparecem na história da cultura popular, na literatura, na música e no cinema. Várias das casas em que ele viveu hoje se tornaram museus.

Edgar Allan Poe Mural Philadelphia

É muito difícil falar de autores consagrados mundialmente em uma só postagem, mas tentei escrever os principais tópicos da sua biografia. Se despertei o interesse de alguém, tenham certeza que há um vasto material sobre ele na internet. Ele inspirou e continua inspirando muitos outros autores, obras e adaptações. Se o seu gênero preferido é o terror, vale a pena conferir!

Beijos!

1 comentários:

Ipsis Litteris disse...

Na minha adolescência li Poe, mas tinha medo e nunca mais peguei um livro dele pra folhear, (rs)... Futuramente vou arriscar quem sabe!!!!