6 de agosto de 2015

Heroínas de Jane Austen

Oie!!!!

Estava esperando encerrar o mês de comemorações da Alice para mostrar o primeiro resultado de um convite que recebi em maio e que tem me inspirado muito. Como muitos já sabem, no ano passado minha vida virou do avesso, além de vários compromissos de escritora que tinha no segundo semestre. Com a vida bagunçada e sem tempo, nem muita vontade, para fazer scrapbook, acabei "dando um tempo" nas participações e atividades com todos os grupos de amigas arteiras. Como nada é por acaso, esse afastamento me fez perceber quem realmente me considerava. Resumindo, a quem minha amizade era importante não me esqueceu. E foi assim que, em maio, já me entendendo com a agenda novamente, fui surpreendida com um e-mail da Pati Dias, me convidando para participar com ela, junto com a Márcia Nogueira e a Nice Sestari, de um grupo de leitura focado nas obras de Jane Austen e a vasta literatura que envolve essa autora maravilhosa e seus clássicos. 


A ideia do grupo e por sugestão das meninas, era a arte envolvendo o tema do livro da vez, juntamente com a troca de marcadores e cartas. Sim! Essa para mim foi a sugestão de ouro, porque trocar cartas escritas nos dias de hoje é como sentir-se a própria Jane Austen!!! Primeiro passo, separei vários itens em estilo vintage que eu poderia usar para começar minha arte. Encontrei este livro antigo, que estava desmontando e não tinha mais recursos. Me apaixonei pela capa e resolvi usá-lo.


O livro estava detonado mesmo, mas as páginas estou usando como fundo das páginas, dos marcadores e também envio para as amigas junto com os mimos, como material para elas utilizarem em seus trabalhos. Por enquanto a capa está assim gente, não tenho coragem de cobrir essa marca original do livro e sinceramente, ainda não me bateu inspiração. Mas preciso ao menos indicar que é referente às obras de Jane Austen. Aceito sugestões!!!


Eu optei por usar as argolas, primeiro porque não tinha condições de colar as capas, e segundo porque achei super prático para inserir páginas na ordem que eu quiser. Por exemplo, comecei com as páginas do primeiro livro, mas a ideia é começar com páginas referente a biografia da autora. Com certeza vai ser tema para outra postagem. Então, nós optamos por ler na ordem em que os livros foram escritos e o primeiro foi "Razão e Sensibilidade".


O livro conta a história das irmãs Elinor e Marianne, só para quem não leu entender o motivo das duas moças em quase todas as páginas. Sobre o conteúdo, logo resenho aqui no blog. Depois, veio a sinopse e a foto do meu exemplar. Mas cadê??? Hahaha. Pois é, ainda não revelei, então só deixei o fundo para inserir a foto depois.


A sinopse eu escrevi em um papel de carta, resgatada da minha pasta de papéis da adolescência (adorei ter um lugar para eternizá-los). Aí ela fica dobrada dentro do envelopinho, enfeitado com outra gravura também fazendo referência as duas irmãs.


Ali embaixo, mais uma página com destaque para as personagens principais do livro, com gravuras que simbolizam as personalidades de cada uma e que, aliás, são extremamente opostas. Também inseri algumas fotos dos filmes mais conhecidos sobre a obra e seus devidos anos de exibição.


Mais uma página refletindo o enredo do livro, até que olha o que apareceu! A cartinha que recebi  da Pati Dias, escolhida para me enviar nessa rodada. Eu enviei para a Márcia Nogueira, que por sua vez enviou para a Nice Sestari. 


A Pati é muito caprichosa, faz coisas lindas. Eu adorei tudo que ela mandou. Gostei tanto que além da carta utilizei algumas coisas no meu trabalho. Por exemplo, a página direita da foto abaixo, é parte do envelope onde ela guardou meus mimos. Como eu deixaria de lado algo tão lindo? Virou página. 


Outro exemplo é esta última página. Ela é um dos marcadores que a Pati me deu de presente. O laço lindo que agora compõe o trabalho como um todo também faz parte dele. Achei que era mimoso demais para ficar escondido dentro de um livro. Aqui não aparece, mas no rodapé eu anotei um detalhe contando sobre essa página frente e verso (envelope e marcador) e mencionando o link do blog da Pati. 


E por enquanto é isso gente. Meu trabalho está assim, mas ele fica me olhando diariamente da prateleira e esperando eu inserir mais material, mais cores, mais ilustrações e mais histórias!!



Beijos!

5 comentários:

Gideoni disse...

Simplesmente perfeito!! Amo os livros da Jane Austen!!

Neia Ribeiro disse...

OI FLOR MUITO BACANA EU AMEI, PARABÉNS!! BEIJOS!!!

Scrapnauta disse...

Ale, está tudo muito lindo. EsEste nosso grupo é realmente inspirador.

Patrícia Dias disse...

Que lindo, Ale! Essa capa antiga é tudo de linda! Quanão terminar vc pode colocar alguma peça de metal envelhecida, um camafeu, algo desse tipo. Mas é melhor colar só qdo acabar o album.
Adorei ver a minha participação no seu álbum, rsrsr.
Agora quero ver de perto.

Bjs,

Sonia Cirino disse...

Amei! Amei! Amei!
Que capa, que projeto lindo!!

Minha filha é fã da Jane Austen.

beijocas