25 de fevereiro de 2014

Personalidades #1 - Beatrix Potter

Oie!


Na semana passada divulguei na fan page do Facebook um momento especial. A foto de um autógrafo de Beatrix Potter, datado de 1924, que eu tive o prazer de ter em minhas mãos por alguns minutos!! Daí que antes de mostrar as fotos do livro autografado aqui, resolvi primeiro fazer um post para contar quem foi essa grande escritora e ilustradora de livros infantis.

Hellen Beatrix Potter, uma inglesa nascida em 28 de julho de 1866 e falecida em 22 de dezembro de 1943. Mulher muito a frente do seu tempo, venceu paradigmas da época e assumiu sua personalidade sem medo de ser feliz!

via Biography On Line

Beatrix Potter era de família de alta burguesia, ligada ao comércio de algodão. Estudou em casa e recebeu de sua governanta uma educação estilo vitoriana. Teve apenas um irmão, Bertram, seis anos mais novo que ela, que a deixou reservada e solitária quando foi enviado para estudar fora de casa. A partir dali Beatrix só tinha a companhia de seus animais de estimação e foram eles que a inspiraram. Ela começou a desenhá-los quando tinha nove anos e em suas viagens com a família nas férias de verão, aprendeu a observar o comportamento dos animais e apreciar a natureza.

via Wikipedia

Quando começou a escrever suas histórias, baseada nos desenhos que fazia, Beatrix Potter procurou várias editoras para publicar seus livros. Fez setenta tentativas e sessenta e nove falharam. Sua carreira como escritoria e ilustradora infantil começou quando "A História do Pedro Coelho" foi publicada por Frederick Warne em 1902. Em 1905, com o dinheiro que ganhou, comprou sua primeira propriedade em Lake Districk, uma fazendo chamada Hill Top, na cidade de Near Sawrey. A partir dali, a fazenda e seus arredores começaram a aparecer nas suas histórias. Beatrix foi uma mulher solteira por muito tempo. Sua mãe a pressionava para que se casasse, pois não aprovava que a filha se sustentasse com a venda dos livros que escrevia e ilustrava. O mais novo dos irmãos Warne, Norman era o único solteiro da família, e tio muito dedicado a seus sobrinhos e sobrinhas. Norman foi o responsável pela publicação inicial dos livros de Beatrix. Em 1905 Norman pediu Beatrix em casamento, o que foi alegremente aceito. O noivado foi mantido em segredo pois a família de Beatrix Potter desaprovava um noivo que vivia de sua profissão de editor, por considerá-lo de classe inferior. Tragicamente, em 25 de agosto de 1905, um mês depois do pedido, Norman morreu de anemia, quando tinha 37 anos. Isso deixou Beatrix devastada, mas ela fez o máximo para superar esse momento difícil, trabalhando ainda mais do que o costume. Em 1913, aos quarenta e sete anos, Beatrix casou-se novamente com William Heelis, um procurador local, e foi morar em Sawrey. (Fonte: Wikipédia)

Essa é um pouquinho da vida de Beatrix Potter, que tanto me encantou. E eu fui apresentada a ela através de um colega, que me emprestou um filme. Em 2006, a vida de Beatrix Potter foi transformada em um filme, Miss Potter de Chris Noonan, com Renée Zellweger e Ewan McGregor como protagonistas.






E agora, que tal nos deliciarmos com algumas das inúmeras ilustrações dela? Gente, para quem como eu, gosta de literatura infantil, admirá-las é um deslumbre!!!












Para quem gosta do tema, há também um site oficial sobre Beatrix Potter e suas histórias, é só clicar aqui e navegar no mundo de "Peter Rabbit" !!!

Espero que tenham gostado do post, eu adorei!!!

Beijos!

5 comentários:

IZABELLE Valladares disse...

Ficou muito bom! Parabéns Ale! Bjs

Aline Salmon disse...

Nossa, que legal!!! Vou querer ver o filme, gostou??
Como essas imagens de ratinhos sao tao familiares, ne??? Acho q já devo ter lido estorias dela, com certeza!!! Adorei o post!!!!
bjocasssss

Sonia Cirino disse...

Também gostei da Beatrix Potter.
As ilustrações são lindíssimas e me parecem familiares.

bjks

Ruti disse...

Eu amo as histórias dela, tenho o livro. Gostaria de conseguir os vídeos dos desenhos animados que antigamente eu assistia na TVE.

Ruti disse...

* Tenho o filme da historia da vida dela.