17 de novembro de 2019

EU LI (e prefaciei): Sombrio (Rafael Bertozzo Duarte)

Oi gente!

Hoje deixarei minhas impressões sobre o livro "Sombrio", do autor Rafael Bertozzo Duarte, cujo trabalho conheço desde 2018, quando comecei a participar dos encontros do NLCAC - Núcleo de Cinema e Literatura André Carneiro. Independente do trabalho técnico do autor, do qual eu já gostava após ler alguns contos seus, a resenha é especial porque tive o prazer de prefaciar "Sombrio"!


Rafael me convidou para escrever o prefácio em meados deste ano, pouco antes da publicação do livro pela Editora DTX. Fiquei muito feliz e lembro que praticamente devorei o livro em versão digital que ele me enviou. Mas não foi pelo prazo apertado não. Os contos de "Sombrio" são daqueles que a gente não consegue largar até saber o final! E quando chega no final?
Aquele "ahhh, sério?? quero mais!"

Esperando a dedicatória do autor no evento de lançamento.

Além da formação em Letras, o autor é Engenheiro Aeronáutico, então transcrevo um trecho do prefácio em que cito essa característica, que na minha interpretação, influencia na sua escrita: "as transições do Rafael por diferentes segmentos profissionais permitem uma experienciação ímpar que, incrementada à imaginação do escritor, agrega aos contos uma rica mistura de ficção com realidade. Quando colocamos o personagem envolto em mistérios e situações nebulosas, dentro de uma rotina diária com a qual facilmente nos identificamos, a tensão se cria mais naturalmente e a curiosidade para saber o desfecho é potencializada."

E foi como me senti lendo os sete contos de "Sombrio". Alguns deles se tornaram meus queridinhos, como "Alma errante", que conta a jornada de uma alma que morria ininterruptamente, sempre se apossando do corpo do seu assassino. Outro que gostei demais foi o "Ângela", por ser um conto envolvendo crianças, o que o tornou ainda mais perturbador. Sem falar de "A Volta de Shamus", um gato estranho e misterioso que some e retorna para casa ainda mais esquisitão. A propósito, as pitadas de humor que o Rafael coloca em seus contos também fazem toda a diferença!

A capa de "Sombrio" é muito a vibe do livro!
Pelas minhas andanças como leitora, transitando entre vários gêneros literários, me tornei um pouco exigente com literatura de suspense. Acho que um bom livro de suspense precisa abalar os nervos, até por isso nem sempre estou em uma boa fase para ler o gênero e opto por leituras mais leves. 
Mas se é para ler suspense, quero que o escritor me deixe tensa do início ao fim da história e o Rafael consegue me manter assim. =)


Pessoal do NLCAC no evento de lançamento
(Valter Cardoso, Rafael Bertozzo Duarte - autor de "Sombrio", eu e Keetrin Oliveira - da Editora DTX)

Se interessou pelo livro? Você pode pode encontrar "Sombrio" à venda na Amazon e no site da Editora DTX, mas se entrar em contato direto com o autor, consegue um marcador exclusivo e exemplar autografado!

Entre em contato com o Rafael clicando aqui.

Marcador exclusivo do livro "Sombrio".

O Rafael tem outras obras já publicadas, para conhecer acesse suas redes sociais. Ele também é proprietário da Oficina do Escritor, um site que oferece cursos (redação e formação de escritores) e serviços literários (tradução, revisão, análise crítica, ghost writer). Sugiro uma visita! ;-)

Bom domingo e boas leituras!

1 comentários:

Rafael B. Duarte disse...

Obrigado, Ale, pelos comentários. Adorei a resenha.