8 de agosto de 2016

Segundica Literária #18 - Eventos culturais (Literarte em Curitiba)

Oi gente!

É com a maior alegria do mundo que hoje posto essa Segundica Literária! Porque ela reforça minha opinião de que os eventos culturais são uma das melhores apostas para aproximar pessoas. Seja pela arte, pela música ou pela literatura, os encontros são sempre prazerosos, divulgam nosso trabalho e nos presenteiam com pessoas que, muitas vezes, ficam para sempre! Vamos comprovar?

Na última Segundica eu deixei aqui uma postagem que escrevi para o site do escritor, indicando alguns locais em Curitiba para quem curte literatura, pois recebi a notícia de que receberia uma homenagem da Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas, que estaria fazendo seu evento de premiação anual por aqui e traria consigo escritores e artistas de várias partes do país. E assim foi. O evento aconteceu nesse último final de semana e só tenho coisas boas para contar.

Eu e o sapo Tonico em lançamento oficial na abertura do evento Literarte.
A abertura do evento aconteceu na tarde de sexta-feira, 05/08, no Palacete Wolf, com um Café Literário e lançamento de livros. A emoção já correu solta porque quem me acompanhou lembra, foi lá que fiz o lançamento do meu primeiro livro! Dessa vez o lançamento foi coletivo, mas não menos emocionante. Izabelle Valladares, escritora e presidente da Literarte, com seu profissionalismo admirável e sempre motivadora, abriu o evento falando um pouco de cada escritor e do seu trabalho.

Izabelle Valladares, escritora e presidente da Literarte, abrindo o evento.
Foi muito especial lançar o sapo Tonico oficialmente em um evento da Literarte, contando com a presença de outros renomados escritores, acompanhados de tantas pessoas amáveis e interessadas. No final do evento consegui alguns minutos com a Izabelle, que conversou conosco em vídeo e logo estará marcando presença lá no Portão Literário, motivando novos escritores!

Mais uma com o meu xodó do momento. =)

O evento contou com a sensibilidade e o talento de Luiz Poeta.

Com a escritora Maria Luiza Vargas Ramos, simpatia em pessoa!

Com a escritora Renata da Silva de Barcellos, cujo livro será presente para minha professora!

Com Dinorá Couto Cançado, escritora e educadora.

Com o escritor Marcos Filho e sua mãe Sueli. Muito inspiradora a sintonia dos dois!
Momento dedicatória. Amo!

A noite de sexta foi reservada para homenagens e muita diversão! Os vencedores do Festival de Contos receberam sua premiação, seguidos dos homenageados com a medalha Fernando Pessoa de Honra ao Mérito. Nesse evento também contamos com a apresentação musical de Maurício Paranaguá (tivemos a honra de dividir com ele e seus familiares a mesa no jantar, sua esposa Selma, seu filho Maurício, sua nora Camilla e a mãe dela Marcia - daquelas famílias que dá vontade de passar um dia inteiro junto e ainda falta tempo para conversar!) e depois de um animado sorteio de brindes o microfone foi aberto para todos os músicos, artistas e poetas presentes. Uma pena que não deu para ficarmos até o final devido a outros compromissos, porque pelas fotos e vídeos vi que foi só diversão!

Prêmio Fernando Pessoa de Honra ao Mérito. Certificado e medalha, mais uma conquista!

Fui homenageada juntamente com vários artistas e a noite foi maravilhosa!

Na foto com Izabelle e Izadora Valladares, mãe e filha juntas trabalhando pela cultura!

No sábado aconteceu a Premiação Literarte 2016 no imponente Memorial de Curitiba, porém não foi possível eu participar desse evento, mas acompanhei tudinho pelas redes sociais, inclusive o City Tour que o pessoal fez pela cidade durante o dia. Muito legal ver a animação do povo em Curitiba, que inclusive trouxeram lindos momentos ensolarados na sexta e no sábado para nós!!

Porém, o domingo amanheceu nublado (Curitiba né?) mas logo que todos chegaram na Feira do Poeta, no Largo da Ordem, nem o sol resistiu a tanta animação e nos deu o ar da graça novamente. Durante a manhã nós escritores ganhamos um espaço para a venda dos livros e usamos as camisetas que foram confeccionadas com nossas palavras e com as reproduções das obras dos artistas plásticos. Esse momento foi muito legal para interação de todos e foi ali que tive a oportunidade de conhecer mais de perto outros escritores e conversar com os que eu já conhecia.

Trecho da minha poesia "Amigos Silenciosos", estampada na camiseta usada na Feira do Poeta.

"Sonhando & Poetizando" e "O sapo Tonico e sua descoberta", duas de minhas publicações na Feira do Poeta.

O sapo Tonico viajou com a Izabelle Valladares também!

Rai d´Lavor e Charles Simões, dois talentosos escritores que eu já conhecia de eventos passados. Muito bom revê-los!

Com o escritor J. O. Rocha, autor do livro "O Poder do Bastão", literatura fantástica que estou ansiosa para ler!

Com Luiz Carlos Brizola, coordenador da Feira do Poeta. 

Com Rejane Martins Pires, autora do livro "O balde vermelho". No vídeo contarei a história do balde!
Isso mesmo gente! Estou preparando um vídeo para o canal com o saldo do final de semana. Nele mostrarei todos os livros que adquiri, que ganhei, que troquei e um pouco mais dos autores (suas cidades e trabalho), fiquem ligados lá no Portão!

Terminado o evento na Feira do Poeta, houve o encerramento dos eventos na Churrascaria Nova Estrela, onde mais uma vez a animação tomou conta do lugar. E como eu imaginava, foi só a "comitiva" de artistas entrar no ônibus e pegar a estrada, a chuva chegou e a temperatura caiu. Por isso, convido a Literarte e aos colegas talentosos que nos visitem muitas vezes mais!!!


E claro, eu não poderia terminar essa postagem sem agradecer ao marido André por ter me acompanhado em todo o evento, pela ajuda com as fotos e filmagens e pelo apoio constante. Esse livro do sapo em especial, não teria nascido se não fosse por ele, porque no meio do processo pensei em desistir algumas vezes. Ele me deu a mão, me ergueu e me convenceu a continuar. Sempre com entendimento, gentileza e carinho. Te amo marido!

Beijos!

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Ale! É muito gratificante participarmos de um evento assim. Sucesso! Abraço/Mauricio Paranaguá

Izabelle Valladares disse...

Parabéns Ale, sua cobertura ficou ótima e parabéns mesmo ao André que acompanha, fotografa,admira e impulsiona.

Izabelle Valladares disse...

Parabéns Ale, sua cobertura ficou ótima e parabéns mesmo ao André que acompanha, fotografa,admira e impulsiona.