28 de julho de 2016

Eu li #78 - Cartas para Julieta

Oi gente!

Hoje vou falar de um livro que me conquistou, desde que o encontrei perambulando por um sebo de Curitiba. Há alguns anos conheci o filme "Cartas para Julieta" e me derreti. Já assisti muitas vezes e não deixo passar quando mudo o canal e o encontro. Não sei se é o enredo, minha paixão por Shakespeare ou a ótima atuação dos protagonistas, não enjoo desse filme! E achei que o livro contaria sobre o romance que inspirou o filme, mas me enganei. Foi o filme que inspirou o livro, que na verdade é um documentário histórico, escrito pelas irmãs Friedman, sobre o Club di Giulietta, um grupo de pessoas amantes da história trágica que se voluntariam a responder todas as cartas que chegam para ela. E no decorrer das páginas passamos a conhecer a história por trás da história, como o clube surgiu, suas transformações e tudo que ele inspira na cidade de Verona. Amei!



O livro já começa com um dado interessante, que eu desconhecia. Informa que a história de Romeu e Julieta não foi originalmente contada por Shakespeare. O autor já inspirou-se em histórias mais antigas para escrevê-la, porém foram suas palavras que deram notoriedade a ela. As primeiras páginas nos contam sobre outras versões da história e depois passa a nos guiar pela cidade de Verona, nos pontos principais que remetem à história, incuindo as casas de Romeu e Julieta. 


Aí descobrimos porque Verona hoje é uma espécie de refúgio dos românticos incorrigíveis. Tudo lá lembra Romeu e Julieta e tem gente que até celebra seu casamento no túmulo dela para simbolizar sorte. Oi? (rs). Inclusive outro dado interessante que o livro conta fala sobre muitas adaptações e transferências que foram feitas no túmulo de Julieta, para atender justamente essa demanda turística e também necessidades administrativas.




E o Club di Giulietta? No livro conta como começou, como a Casa de Julieta foi criada e como a cidade aproveitou esse nicho para se tornar um dos altos pontos turísticos da Itália. Conta quem foi o primeiro presidente, denominado "secretário de Julieta" e como a equipe foi montada ao longo do tempo para responder as cartas deixadas no muro de Julieta ou recebidas pelo correio. Hoje o Clube tem voluntários em algumas partes do mundo, para que seja possível responder cartas em diversas linguagens, porque acreditem, até cartas em braille eles já receberam!


A propósito, falando em cartas, taí um dos pontos altos do livro, na minha opinião. Podermos ter acesso aos mais variados textos, escritos nas cartas recebidas. Desde adolescentes desesperados pelo amor não correspondido, até idosos contando sobre sua vida com seu amor, digna de contos de fadas. Cartas sensíveis, lindas, surpreendentes, engraçadas e emocionantes. Algumas solitárias e algumas tristes como a história! Mas todas com um tema em comum: o amor! Confesso que me emocionou perceber tantas pessoas, do mundo inteiro, dos mais variados lugares e mais distintas culturas, com um mesmo propósito e um mesmo sentimento unindo-as. Incrível o poder que a história tem!


E se você preferir como eu, começar pelo filme, garanto mais surpresas com a encantadora história de Sophie, uma aspirante a escritora que viaja para a Itália ao lado do noivo Victor, mas que justamente na cidade mais romântica do mundo, percebe que seu noivo está mais interessante no restaurante que vai inaugurar do que nela. Então, em busca de aventura e histórias para contar em seu livro, ela descobre as secretárias de Julieta e aí... assista! Cartas para Julieta (Letters to Juliet) é um filme norte-americano, dirigido por Gary Winick e estrelado por Amanda Seyfried (adoro ela!) e Chris Egan.


Agora, se você quer logo deixar a ficção de lado e mergulhar em um documentário recheado de fotos históricas, leia "Cartas para Julieta". Além de uma leitura diferente, o livro é lindo. Daqueles que dá gosto deixar na estante! Ah, e se você gostou da proposta e quer mandar uma carta para Julieta também (eu já estou preparando a minha!), seja para pedir um conselho ou contar a sua história, o Clube tem um site oficial. Basta clicar aqui para conhecê-lo e como eu, se inspirar no poder do amor!

Beijos!

1 comentários:

Asas à imaginação disse...

Que bom que sua postagem era a primeira quando entrei no Blogger agora à noite...adorei sua resenha, seus comentários - sobre o livro e o filme - o que me despertou curiosidade... vou atrás dos dois!
Beijos, minha linda!
Marlei