15 de setembro de 2015

Eu li #23 - O leitor

Oi gente!

Vamos retornar com os livros? Finalizei alguns e esta semana estarei falando sobre eles. O primeiro trata-se de um livro sugerido pelo Clube do Livro, um grupo de leitura das amigas do scrap em que faço parte. No ano passado, precisei dar um tempo de todos os compromissos mas estou retornando com gás total, por isso aceitei com a maior alegria o convite para retornar a um novo grupo, conhecer novas pessoas e é claro, ler novos livros! E a sugestão de agosto veio com uma proposta diferente (a princípio). O título era muito sugestivo!! Porém, contudo, todavia, entretanto (rs) eu estava em dúvida se curtiria a história, pois me parecia esses romances modernos que confesso não ser muito minha praia. Mas abracei a sugestão e li em três dias (o livro tem 240 páginas e os capítulos são pequenos, de 2 a 4 páginas cada um). Conclusão? Surpreendida fui!!!

Estamos falando da obra "O leitor", romance do escritor Bernhard Schlink, publicado em 1995.
O livro foca sim em um romance, que se passa na Alemanha pós-nazista e inicia-se após o adolescente Michael Berg ser ajudado em um pequeno acidente por Hanna Schmitz, uma mulher com o dobro da sua idade. Após essa ocasião, eles passam a encontrarem-se com frequência, vivendo um ardente e envolvente romance. Até aí acho que eu chamaria de normal, visto que vivemos um momento literário "50 tons". Mas não gente, o livro não passa nem perto tá? E começou a me prender quando Hanna se mostrou uma mulher misteriosa, sem muitas conversas, mas facilmente cativada por leituras de romances e poesias, as quais ela fazia Michael ler para ela, em voz alta, antes de fazerem amor. Curioso não? Mais curioso que isso, é que tudo estava indo bem, quando Hanna some, sem deixar explicações, partindo o coração adolescente de Michael.

Cena do filme baseado no romance "O leitor", exibido em 2008 e dirigido por Stephen Daldry.
Alguns anos depois, Michael torna-se um estudando de Direito e reencontra sua musa, como ré em um julgamento público. Hanna está sendo acusada, junto com outras quatro mulheres, por terem cometido crimes nazistas em Auschwitz! Aí a história começa a ficar tensa! Gente, juro que tem horas que dá vontade de entrar no livro e sacudir a Hanna! Sentia por ela uma mistura de compaixão e solidariedade com indignação e raiva! Isso justifica a surpresa que descrevi lá no início. Eu gosto muito de histórias que narram a 2ª Guerra Mundial, embora sejam tristes e estarrecedoras. 

Só que elas me fazem refletir, valorizar a vida que temos e aprender a viver cada dia como se fosse único. E foi o que "O leitor" se tornou para mim. Uma narrativa reflexiva, instigante e em alguns momentos, até mesmo estranha. O desenrolar da história só me deixou a sensação de que, por mais que tudo se explique, Hanna sempre será uma incógnita para mim. Confesso que terminei o livro sem saber muito bem o que pensar dela.

Cena do filme baseado no romance "O leitor", exibido em 2008 e dirigido por Stephen Daldry.
Talvez seja essa a grande sacada do autor, deixar ao leitor o seu particular julgamento. Então, se a curiosidade pegou você e também quer saber o mistério de Hanna e o que sentirá ao saber de suas ações, mega recomendo! E se você gosta de livros assim, também recomendo "A chave de Sarah", que já li e já resenhei, só clicar aqui.

Beijos!

5 comentários:

Ipsis Litteris disse...

Oi Ale!!!! Este livro realmente nos surpreende, quando lembro da história, não sei se fico com raiva ou sinto pena de Hanna! Sua resenha está ótima, suave e instigadora, dá vontade de ler novamente o livro. Gostei mais do livro do que do filme! Bjs

Stella Rocker disse...

Ale, ótima resenha! Parabéns! O livro é bem intrigante, né?
Adorei a forma como o autor abordou o tema nazismo!
Beijos e até as próximas leituras!!!
Stella

Gideoni disse...

Oi Ale, esse livro deve ser muito bom... Muito obrigada pelo carinho no meu blog! Coloquei uns livros a venda, embora ache que vc não irá gostar pois são livros de banca, mas vou te marca no face mesmo assim ok? Obrigada, bjs

Patrícia Dias disse...

https://casinhadelivro.wordpress.com/2014/10/25/projeto-smash-literario-9/

Eu li no ano passado, e acho que temos opiniões bem parecidas.

bjs,

Aline Fonseca disse...

Eiiiiiiiiiiiiiii, tem livro??? Eu vi o filme! Bah! Gosto de ler os livros antes... rsrsrsrsrs não sabia!